sexta-feira, 30 de setembro de 2016

IMPORTÂNCIA DO XADREZ - JEREMIAS GONÇALVES - INCENTIVADOR DE XADREZ -POÇOS DE CALDAS E REGIÃO - NOSSO BOM DIA MESMO... fotos e fatos...

    Nosso bom dia de sexta-feira, dia 30, do mês que anuncia a admirável estação das flores que nos recebe com esse projeto dos empresários Letícia De Paula e Renato Bernardo, Fazenda Imperial, seu novi de lazer e ricas atrações... idealizado num nosso recanto, outrora o inesquecível sítio da tia Laura...
    Por estas dádivas da natureza e, com a saúde que ganhamos e agradecemos sempre, proncovo, tocando em frente...
    O ser humano também se sente melhor quando está em contato com a natureza. Melhoras no humor ou até mesmo na saúde podem acontecer apenas devido ao contato com plantas e animais
    Comentários
    Vanda Vieira Agostinho Bom dia Odinovaldo!
    DescurtirResponder12 h
    DescurtirResponder120 min
    Um amigo está digitando um comentário...
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    Um pouco da importância do fascinante e milenar Jogo de Xadrez que captamos à página do grande amigo e Mestre Jeremias Gonçalves da Silva, que sempre ia no Quisisana, Poços de Caldas jogar e conversar sobre este admirável passatempo... Hoje, com arte, faz um louvável trabalho no Sul de Minas e cidades vizinhas no leste Paulista, tal qual à bela São João da Boa Vista... Sim, pra Cultura...
    A EXCELÊNCIA DO XADREZ ESCOLAR SOB A ÓTICA DE RENOMADOS ESTUDIOSOS DA EDUCAÇÃO.
    Os seres humanos se destacam dos outros seres vivos pela aquisição da capacidade de agir sobre a natureza, ou seja, mudar, pensar logicamente. Dentro deste contexto, tem-se a implantação do xadrez como atividade de suma importância para o treinamento deste raciocínio lógico. É do conhecimento de todos, que o xadrez vem a enriquecer não só o nível cultural do indivíduo, mas também várias outras capacidades como a memória, a agilidade no pensamento, a segurança na tomada de decisões, o aprendizado na vitória e na derrota, a capacidade de concentração, entre outros. O ensino e a prática do xadrez têm relevante importância pedagógica, na medida em que tal procedimento implica, entre outros, no exercício da sociabilidade, do raciocínio analítico e sintético, da memória, da autoconfiança e da organização metódica e estratégica do estudo. O jogador de xadrez, constantemente exposto a situações em que precisa efetivamente olhar, avaliar e entender a realidade, pode mais facilmente, aprender a planejar adequada e equilibradamente, a aceitar pontos de vista diversos, a discutir questionários e compreender limites e valores estabelecidos e a vivenciar a riqueza das experiências de flexibilidade e reversibilidade de pensamentos e posturas. Em países como a França e a Holanda o xadrez já há muito tempo faz parte do currículo escolar como atividade extracurricular. Após sua implantação, percebeu-se um elevado nível de alunos com melhora no coeficiente escolar e uma queda no nível de atendimentos a alunos com dificuldades de concentração. Na Rússia, o xadrez está para eles como o futebol esta para nós, brasileiros. O governo russo apoiou intensivamente a difusão do xadrez, criando até universidades específicas para o melhor estudo do jogo; sendo que nas escolas, todos, sem exceções, praticam xadrez.
    O psicólogo BINET (1891), primeiro criador dos testes de quociente da inteligência e professor da Universidade da Sorbonne, em Paris, iniciou suas experiências sobre algumas das possíveis contribuições do xadrez para o desenvolvimento intelectual. Suas conclusões, que abordaram a memória, a imaginação, o autocontrole, a paciência e a concentração, serviram de base para futuros trabalhos sobre o funcionamento do cérebro.
    Os psicólogos da Universidade de Moscou DIACOV, PETROVSKY e RUDIK (1926), foram encarregados pelo governo soviético de investigar o eventual valor educativo do xadrez. Eles verificaram que os enxadristas são muito superiores à população em geral quanto à memória, imaginação, atenção distribuída e ao pensamento lógico, passando então a recomendar este esporte como um método de auto desenvolvimento das capacidades intelectuais.
    VYGOTSKY (1933), afirmou que “embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é sem duvida, um tipo de situação imaginária”. Pode-se dizer que, conforme propõe este grande psicólogo, através da aprendizagem do xadrez, a criança estaria elaborando habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, passando a internalizá-los, propiciando a ela um comportamento alem do habitual de sua idade.
    O psicólogo, matemático e enxadrista GROOT (1946), o qual representou seu país em três olimpíadas de xadrez, publicou seus estudos sobre o processo do pensamento dos mestres enxadristas. Este autor pensa ser capaz de confirmar a teoria da “concepção linear” de SELZ, considerando que cada momento do pensamento é determinado em sua totalidade pelo conjunto dos momentos que o procederam. Para ele, o pensamento no xadrez é essencialmente “não verbal”, e sim, deriva de uma série de retro-análises que vêm em forma codificada à cabeça do jogador.
    Os psicólogos da Universidade de Gand, CHRISTIAEN e VERHOFSTADT (1981), investigando a influência do xadrez no desenvolvimento cognitivo, observaram que alunos do grupo experimental ao nível de 5º série, que receberam aulas de xadrez durante dois anos, obtiveram resultados significativamente superiores em testes cognitivos do tipo proposto por PIAGET, do que os alunos do grupo controle que não as receberam.
    Desde 1976, o Ministério da Educação da França patrocina as competições de xadrez escolar oficiais e sugere às autoridades acadêmicas que incentivem o ensino do xadrez como atividade “sócio-educativa”, como atividade de “estimulação cognitiva” e como “estudo dirigido”. Neste país, inúmeras experiências, do jardim-de-infância à universidade estão sendo realizadas.
    Na década de 1980, com os jogadores KARPOV e KASPAROV, o xadrez transformou-se no esporte número um da então União Soviética, e seus torneios escolares chegavam a receber um milhão de alunos, somando-se as diversas etapas.
    Atualmente cerca de 300.000 mil estudantes estão sendo beneficiados por uma resolução do ministério da educação da Holanda, que autorizou a inclusão do xadrez como disciplina escolar no currículo de primeiro grau durante meia hora semanal.
    Nos últimos anos, o tema “xadrez e educação” tem estado presente nos debates institucionais. Se em países desenvolvidos a utilização de jogos de estratégia em salas de aula já se encontra perfeitamente aceitável, o mesmo não se pode afirmar, salvo algumas exceções, quanto aos países em desenvolvimento, entretanto, no Brasil, a implantação do xadrez nas escolas já é vista como fundamental por pedagogos e coordenadores, e isto vem sendo feito, mas mais especificamente nos últimos quinze anos.
    No estado do Paraná o projeto encontra-se em fase bastante avançada, sobretudo pelos esforços do grande mestre Jaime Sunye Neto e de sua equipe de trabalho. Em Curitiba já existem torneios que mobilizam mais de oitocentas crianças em cada etapa, e em todo estado estima-se que o número de alunos envolvidos com o xadrez passe de quinhentos mil.
    Entender os benefícios que este esporte pode trazer ao aluno e a educação em geral é a maior barreira para os educadores, porém, como já é demonstrado, basta analisar os resultados obtidos e também aprofundar o estudo em relação aos verdadeiros benefícios do xadrez para saber como aplicá-lo, que a iniciativa será justificada.
    Comentários
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    Aula de Xadrez # Colégio Junqueira (Objetivo)
    Andradas MG.
    Aula Prática e Teórica e às suas importâncias.
    As vezes alguns alunos me perguntam porque as aulas não podem ser somente de jogo (prática). Considero a parte teórica do Xadrez tão importante quanto a prática, talvez até um pouco mais, sem ela não há progresso no desenvolvimento do xadrez, o aluno alcança até um certo ponto, depois fica estagnado e deixa de desenvolver várias outras coisas, principalmente se a finalidade do colégio for usar o xadrez como uma ferramenta pedagógica. Ficar apenas jogando, sem a teoria não desenvolve aspectos importantes no xadrez, tais como: Planejamento organizacional do pensamento e da consciência da importância da concentração para o aumento da potencialização e qualidade do aprendizado. Muitos exercícios teóricos são voltados para questões como: Raciocínio lógico dedutivo, visão espacial, coordenação motora fina com o uso de gráficos e tabuleiros que os alunos mesmos fazem em seus cadernos quadriculados com a resolução do que foi proposto, desenvolvimento da criatividade, imaginação, memorização, aumento da concentração e da disciplina intelectual, também corporal, planejamento e antecipação de consequências, são coisas trabalhadas com a finalidade do xadrez pedagógico. Por isso acho e tenho certeza que a aula deverá ser sempre mesclada com teóricas e práticas. Um abraço Prof. Jeremias
    Comentários
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    ro sempre teve Boa Vista. Terra dos bons enxadristas Roberto Câmara, que criou o projeto inclusão pelo xadrez, e Hélio Aparecido Justino Hélio Aparecido, que no século passado nos procurou e levou parte de nossa didática e, um dia, na década de noventa, simultaneamente bebemos do sabor dos frutos da sua boa semente, quando tivemos pela frente 22 dos bons tabuleiros, organizados pelo saudoso tabelião Nello, do Cartório de Vila Maria Paulistana, que tinha apto. no Quisisana e nos convidou a dar a inesquecível simultaneamente de xadrez na nossa querida Poços de Caldas... 
    Parabéns grande amigo Jeremias Gonçalves da Silva pelo admirável trabalho enxadrístico que vem realizando no Sul de Minas e no vizinho leste Paulista...
    a antecipação do resultado, uma das atividades que se estimula o processo de reflexão do pensamento. O Pensar.....refletir no resultado.... Depois agir mediante a consciência do ato. Por isso o xadrez é arte/ciência/esporte reflexivo intelectual, só se coloca a mão na peça quando o cérebro já fez todo esse procedimento, assim a mão apenas e executará a ação, nunca o processo poderá ser inverso, caso contrário, essa ação será involuntária,será impulsiva!!!
    Comentários
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    Madrugada de sapiente leitura... Dia nascendo e prometendo... 
    Arge...Miro, criador das frases que admiro...
    23 h
    Bom seria seria se os viroriosos de domingo aprendessem a lavar a roupa suja sem tripudiar em cima dos perdedores, Os grandes embates deixam feridas resistentes às cicatrizações,
    Comentários
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    Num retrato fiel da sua sapiente e potente máquina da mente. Sim, a mente admirável do velho e querido amigo ArgeMiro Repas, retratando, com arte, os acontecimento da nossa democracia municipal...
    17 h
    São os últimos dias da aventura cujo fecho acontece domingo, no espaço inviolável das urnas, O que se vê ainda, como fim de espetáculo, são passadas frenétic...
    Ver mais
    Comentários
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva um comentário...
    Boa noite mesmo de mais uma produtiva quinta-feira, dia 29, penúltimo dia do belo mês de setembro de 2016, que vai indo...
    A todos que por aqui passam e sabem que a felicidade custa bem pouco, pois estar em colocarmos a expectativa só em nós e procurarmos fazer aos outros o que gostaríamos de receber...
    Assim sendo, sorrindo pelo dia de hoje, de coração, UMA BOA NOITE A TODOS e até o amanhecer da sexta-feira, dia 30 de setembro... 
    Psiu - que sejamos despertados pelo cantar das aves, na bela sinfonia da natureza, recebendo um novo dia...
    Comentários
    Tania Jordao Cardoso Boa noite,meu amigo!
    DescurtirResponder111 h
    Odinovaldo Dino Bueno Boa noite mesmo a atenciosa mineira - sempre presente por aqui - Tania Jordão Cardoso e todas pessoas que nos visitam...
    CurtirResponder11 h
    Odinovaldo Dino Bueno
    Escreva uma resposta...
    Nelson Prado Boa noite
    DescurtirResponder111 h
    Enise Rocha Boa noite.
    DescurtirResponder19 h
    João Roberto Cani Boa noite, Odinovaldo.
    DescurtirResponder19 h
    Lourdes Cardoso Boa noite
    DescurtirResponder19 h
    Jose Maria Rodrigues Boa noite Odinovaldo !!
    DescurtirResponder19 h
    DescurtirResponder19 h
    DescurtirResponder19 h
    Nina Lima Boa noite!!!
    DescurtirResponder15 h
    Odinovaldo Dino Bueno Agradecemos o boa noite que nos reforça da Tania Jordao CardosoNelson PradoEnise RochaJoão Roberto CaniLourdes CardosoJose Maria RodriguesJacira Vilares CanalNina Lima, todas sapientes mentes que sabem que dando, com certeza, que muito recebe!
    CurtirResponder4 h
    Luiz Rebechi Bom diaaaaaa Odinovaldo
    DescurtirResponder11 h
    Toninho Correa Bom dia
    DescurtirResponder11 h

Nenhum comentário: