domingo, 25 de janeiro de 2015

ROGÉRIO SANTOS - REVISTA MEIO JOGO - DICAS DE ESTUDO ENXADRÍSTICO: VEJA OS DIAGRAMAS E BRINQUE COM SEU ENTENDIMENTO...

10 TEMAS TÁTICOS NO XADREZ QUE TODO ESTUDANTE DEVERIA CONHECER (PARTE 1)

Após aprender a jogar xadrez, você deve se aperfeiçoar em conhecer os elementos do jogo. Elementos como aberturas, meio-jogo e finais de partida, ataques ao rei, coluna aberta entre outros. Se você quiser evoluir no jogo, terá, hora ou outra, que aprender uma grande parte deste termos. Hoje listamos os principais temas táticos do jogo de xadrez. É interessante também, que não só os alunos conheçam estes temas, mas os professores também, dessa forma, a evolução acontece de forma completa.

Mas o que é Tema Tático??

Temas táticos são as jogadas que tem por intuito principal o ganho material no jogo, podendo ou não ser acompanhada do sacrifício de uma peça. As táticas podem envolver várias jogadas para se desenvolver, neste caso também são conhecidas como combinações, mas de uma maneira geral envolvem oportunidades imediatas que aparecem no decorrer do jogo.

Vamos a lista dos 10 Temas Táticos cruciais, aqueles que um jogador deve reconhecer de imediato.

1 - Aniquilação da Defesa
Este tema consiste, como o nome sugere, em destruir a defesa de alguma peça inimiga, tornando ela vulnerável a um ataque futuro.
Ex:
Neste exemplo as brancas estão em desvantagem, entretanto, após elas capturarem o bispo negro que está na frente do rei, poderão capturar a torre negra que está na casa ao lado do seu rei, ficando assim, com uma grande vantagem para vencer a partida.

2. Distração
Este tema consiste em desviar alguma peça do oponente, que deveria fazer a defesa do seu rei ou de outra peça de maior valor.
Ex:
Neste exemplo, apenas o rei defende a torre que está ao seu lado. Com um xeque oportuno do bispo na casa do canto do tabuleiro, as negras são obrigadas a capturar o bispo e deixar sua torre de presente para as brancas.

3. Atração
Este tema é bem simples, consiste em oferecer uma peça de menor valor ao adversário, com intenção de ganhar uma peça com maior valo futuramente.
Ex:
Neste exemplo, as brancas apenas necessitam joga o seu peão uma casa a frente, dando xeque. Após isto, independente como as negras capturam o peão, as brancas conseguem dar um xeque-duplo com o cavalo, ganhando a dama do oponente.

4. Ataque Descoberto
Aqui, as brancas simplesmente tiram uma peça da frente da outra, atacando uma peça de maior valor, e ganhando sem problemas a peças indefesa.
Ex:
Após bispo versus peão (xeque) as negras perdem sua dama de forma forçada.

5. Ataque por Colunas, Fila e Diagonais
Neste tema, o objetivo principal é usar toda a geometria do tabuleiro a seu favor.
Ex:
Com o simples Dama captura peão da frente do rei (Dxh7!!) as brancas conseguem o xeque-mate no lance seguinte, você consegue descobrir ele?

Em breve a segunda parte

Nenhum comentário: