quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EXCLAMA - sonho que pode exclamar duas vezes - Roberto Telles e o xadrez nosso de cada dia - um grande incentivador desta admirável arte milenar...

EXCLAMA, um sonho que pode exclamar duas vezes
A Exclama, cujo nome completo era “EXCLAMA – Academia de xadrez e jogo de damas”, foi um projeto ambicioso de implantação de escolas-clubes destas duas modalidades dos chamados esportes da inteligência em várias cidades do país. O nome “Exclama” é uma referência ao “ponto de exclamação”, pois numa partida anotada, e posteriormente analisada, de xadrez ou de jogo de damas, costuma-se marcar um bom lance com o ponto de exclamação. Quando o lance é considerado “ótimo”, colocam-se dois pontos de exclamação. Não raramente, entre damistas e enxadristas, usa-se a forma verbal “Exclamou!”, ao se comentar um lance eficiente ou criativo. 
A primeira unidade Exclama foi criada em Rio Claro, SP, por minha iniciativa e um de seus objetivos era propiciar aos enxadristas, damistas e também àqueles que pretendessem aprender ou se aprimorar, um local apropriado para preparação de alto rendimento ou apenas de lazer. Na implantação da Exclama de Rio Claro contei com a notável colaboração de Alessandro Batezelli e de outras pessoas, que aderiram à proposta. Um imóvel central foi alugado e preparado adequadamente para atender aos eventuais frequentadores. Mesas com as dimensões exatas, cadeiras estofadas, murais para aulas, peças, tabuleiros e relógios, uma reduzida biblioteca, computador, tudo de “primeiro mundo”. Havia até uma pequena lanchonete. 
Na inauguração, Eduardo Theo Limp realizou uma sessão de partidas simultâneas. Denomina-se “simultânea”, eventos de tabuleiro em que um forte jogador enfrenta simultaneamente, e ao mesmo tempo, vários jogadores, estes dispostos em suas respectivas mesas, enquanto o “simultanista” faz um lance por volta em cada uma das partidas. A Exclama de Rio Claro realizou eventos oficiais e amadores, além de ter recebido a visita de grandes jogadores de xadrez e de damas, entre os quais notáveis destaques do xadrez como Giovanni Vescovi, Gilberto Milos e Rafael Leitão, todos repetidamente campeões brasileiros. Recebeu também a ilustre visita dos damistas Lélio Sarcedo, várias vezes campeão brasileiro e Alexander Kandaurov, Campeão Mundial de Jogo de Damas. Dois eventos significativos também foram realizados, um FEPAX e uma final de campeonato paulista. Após o real funcionamento dessa Exclama, o competente Odair Bertizola, montou, nos mesmos moldes e padrão, uma Exclama em Limeira, SP. Na inauguração, houve uma simultânea com o Mestre Internacional Alexandre Sorin Segal (Post abaixo). Outras duas simultâneas ocorreram: uma de xadrez com o talentoso Wellington Rocha e outra, de jogo de damas, com o também destacado Mestre Lélio Sarcedo. Posteriormente, Edson Nogueira Duarte, Márcio Rosa, Nestor Amâncio, Ron Tzu Lee e Alexandre Brites inauguraram uma bela e ampla unidade em Campinas. Adriano Caldeira criou sua Exclama em Guarulhos. Na Exclama de Piracicaba, houve vários eventos importantes, inclusive uma final de brasileiro de jogo de damas, tudo sob a liderança do Dr. Marcos Assunção. Outras mais foram criadas em várias cidades do país, das quais não se teve mais notícias, mas que infelizmente tiveram vida curta. 
Em 2015, pretendo retomar o projeto, provavelmente a partir de uma Exclama em Piracicaba. Assim como há escolas de língua, academias de lutas e escolas esportivas com base em atividades físicas, esportes de inteligência tem que ter o seu espaço e não apenas nos grandes centros. A Exclama pode preencher uma parte do espaço no processo educativo-pedagógico, sem ser um sonho, mas algo possível de se realizar, além de necessário, em um país que deve encontrar na educação o caminho das grandes transformações. 
Observação: Estes relatos serão posteriormente editados com as datas ou períodos em que ocorreram. Favor perdoarem por eventuais lapsos de memória, em que nomes podem ter sido omitidos ou os fatos, apresentados com imprecisões.
Exclama Academia de Xadrez e Jogo de Damas
  • Marcus Vinicius Lobo
  • Joara Chaves
  • Mitsuru Dairokuno
  • Edson Rodrigues
  • Você curtiu isso.
  • Odinovaldo Dino Bueno Gostei do relato histórico, velho amigo Roberto Telles, um grande incentivador da arte de pensar sobre o fascinante mundo combinativo das sessenta e quatro casas... Vou levar aos blogs: xadrezdinobueno...saberladino...insistanosonho.blogspot.com e demais páginas...
    INSISTANOSONHO.BLOGSPOT.COM|POR ODINOVALDO DINO BUENO

Nenhum comentário: