terça-feira, 8 de julho de 2014

MITSURU DAIROKUNO NOS JOGOS REGIONAIS E RECORDAÇÕES DE OUTROS ENCONTROS: O ESPORTE NA ARTE DE FAZER AMIZADES...

No dia 07/07/2014 começou a disputa da modalidade Xadrez nos Jogos Regionais de Itatiba 2014 e só para registrar o que me faz lembrar e por favor para aqueles que eu nao citei (pois o tempo pega qualquer um e eu estou nesta tambem) escrever um comentario que incluirei no registro..


Há 33 anos atras convidado pelo prof. Deosdedit Beloto Beloto participei pela primeira vez de um torneio fora do ambito de colegios os Jogos Regionais de Sumare 1981 onde conheci o prof. Roberto Telles de Souza e os amigos Pedro que me lembro que foi fazer cirurgia apos um dos jogos, o Mirandola que ate hoje tenho o prazer de encontrar nos torneios e provavelmente muitos outros juntamente com os da equipe de Indaiatuba, o Flavio, Fernando,Herwin, Jose Carlos. Estavamos participando com a equipe de Basquete tambem e mais uma modalidade que nao me lembro (Me ajude ai Prof. Beloto). No ano seguinte em Itapira com mais outras modalidades estavamos la novamente e a lembrança era o jogo do Brasil contra a Italia um timaço o do Brasil de Tele. Sem esquecer JR Araras de 2005 tendo como companheiros de equipe Gerson, Savian, e orientados pelo Mestre Alejandro Martinez onde ficamos com o Bronze.

E tudo isso começou em novembro de 1971 quando o amigo Roberto De Souza Neves me ensinou a jogar e alguns dias depois estava eu jogando contra Herwin e perdi 14 partidas seguidas claro me motivando a estudar. Comecei lendo a Barsa depois Manual do Xadrez de Luiz Cabrerizo, Manual de Xadrez e Aberturas e Armadilhas do Idel Becker, Xadrez Basico do D'agostini e Liçoes Elementares do Capablanca e se seguiram por muitos livros. Jogaram nesta epoca na biblioteca do Dom Jose de Camargo Barros, Emil, Gemeas, Celso, Destefenni, Marcos, Helio, Vitor, Haroldo, Sanda, Caio, Yoshinori, Seizo, Sueli, Dimas, Luiz Monteiro, Miura, Fabiana, e muitos outros sempre acompanhados pela prof. Maria Brizola. e a lembrança da epoca foi o jogo entre Boby Fischer e Spassky em Reykjavic na Finlandia em 1972 e termos a sorte de acompanhar os jogos do Henrique Mecking(Mequinho)..
Claro que tem tambem a época da faculdade onde aprendi muito com o Mestre Herman Claudius van Riemsdijk com a turma da Medicina-USP. Os amigos Celso Freitas e Jaime Chaves que jogavam na Poli-USP. Lembrando tambem do torneio onde obtive rating FIDE e muito grato a Marius Rombout van Riemsdijk .
E em seguida os Jogos Desportivos Operarios disputados no SESI Campinas representando a minha querida empresa a DIGILAB com isso sendo convidado pelo Sr Heidi a participar do tradicional Torneio Amizade na AFRB encontrando os amigos Adalberto, Sr Leo, Marcio, Abramides, Tashiro, Evaldo, Jaddus, Lee, Sr Milton, Sr Raul, Pedro Lee, E atualmente revezando os torneios do CSX - Circuito Solidário de Xadrez encontrando os amigosPaulo Sérgio Basso, Wendel, Julio, Mario, Mara, Bruno Oka Copa Xadrez Rapido do prof. Alessandro Batezelli e Cristiano,, Torneio Solidario com Sr Edy Sakita, os IRTs Xadrez Regional organizado pelo Sr Moises Correia Jr.

Em Sumare estava junto com a Turminha do Dom Jose e em Itatiba com Andre, Sr Joao e a Turminha da Escola Annunziatta, Jean, Gabriel, Thiago, Jefferson, Robson, Kauana, Dani, Laura, Deborah, Beatriz, Brenda, Monike, e (nao sei a equipe feminina favor comentar rsrs) orientados pelo Prof. Evans. #vaiIndaiatuba.e uma observaçao muito importante, sempre um professor está nos orientando. Obrigado a todos Professores que sempre estao presentes na nossa vida. .

Xadrez é esporte, arte, ciência, educação, amizade, gratidão e uma vida inteira para lembrar e contar.
  • Dimas Silva Mitsuru Dairokuno, eu também jogava na biblioteca, daí entrei no Cotuca, passei mais tempo jogando xadrez que estudando, perdi um ano escolar, descobri o que é um vício e não joguei mais.
  • Fernando Borges de Almeida Estou torcendo por vocês, enquanto me preparo para voltar com força total aos torneios.
  • Emil Geiss Que ótimas lembranças! Infelizmente, Mitsuro, daqueles doces anos na biblioteca do Dom José, onde praticamente formamos um clube de xadrez, não ficou um só registro. Nem uma foto. Hoje acho incrível que apenas três tabuleiros pudessem servir a tantas pessoas.
  • Gêmeas Canton Os jogos de xadrez na biblioteca do Dom Jose de Camargo Barros são parte da nossa história, os eventos eram criados e administrados pela bibliotecária Maria Brizola, os alunos eram dispensados das aulas para cumprir o cronograma dos jogos. Certa vez, minha irmã se inscreveu no campeonato, mas na última hora, sobrou para mim enfrentar a disputa, fiquei em segundo lugar naquele campeonato, até hoje discutimos que quem é a medalha (ela se inscreveu, mas eu joguei em seu lugar rsrsrs Os jogos eram realizados no interior da biblioteca, um silêncio supremo tomava conta do espaço, onde um grupo seleto acompanhava a evolução da partida. A graça estava em participar das chaves, acompanhar o desenvolvimento do campeonato e curtir os momentos entre amigos. Bons Tempos!
  • Adalberto Manoel Junior Boa sorte Mitsuru, rumo a 2400 sem atalho.
  • Deosdedit Beloto Beloto é Mitsuru Dairokuno, eu me lembro de vcs com muito orgulhokkkkkeu que não entendia nada de xadrez era técnico da equipe....mas valeu a pena ...foi inesquecível...
  • Paulo Sérgio Basso Força p todos no Regionais ,bom jogos cuida bem doAndré Basso kkkkk
  • Fernando Borges de Almeida Eu me lembro com muita saudade dos tempos da biblioteca do Dom José. Foi lá, pouco antes do match Fischer-Spassky, que aprendi as regras e movimentos do xadrez. Li todos os livros de xadrez da biblioteca e virei frequentador assíduo. Tive o prazer de participar da equipe de 1981 (Mitsuru, Flávio, Sanda, eu, José Carlos e Herwin) que jogou por Indaiatuba em Sumaré com o prof. Beloto. Tenho até uma partida desse torneio em minha base de dados de xadrez. Apesar da dificuldade para conciliar competições com as atividades profissionais, desde então o xadrez de alguma forma tem feito parte da minha vida. É um grande prazer poder rever hoje, ainda que em pequenas fotos, alguns amigos daqueles bons tempos...
  • Deosdedit Beloto Beloto Verdade Fernando, depois das partidas eu gostava de ver vcs discutindo a jogada..
  • Mitsuru Dairokuno Deosdedit Beloto Beloto eu me lembro do ginasio lotado onde jogava a equipe de Sumare contra Indaiatuba (ginasio inteiro torcendo para Sumare e nos torcendo para Indaiatuba foi historico) no Basquete e tambem que tinha outra modalidade disputando. Voce lembra quais eram as outras modalidades? Ate que os jornais da cidade poderiam fazer uma reportagem sobre a participaçao nos Jogos Regionais daquela epoca que foi realmente inesquecivel.
  • Deosdedit Beloto Beloto Voleibol masculino, atletismo, e tênis masculino...
  • Mitsuru Dairokuno Isso foi em Itapira . mas ainda em sumare nao lembro da terceira equipe
  • Odinovaldo Dino Bueno Que saudade vocês nos trouxeram, Mitsuru e Deostedit relembrando OS JOGOS REGIONAIS DE 1981 - em Sumaré. Nós éramos, à época, o diretor técnico das equipes de Mogi Guaçu que venceram OS JOGOS REGIONAIS NAS DUAS MODALIDADES, MASCULINA E FEMININA, QUANDO OS JOGOS ERAM DISPUTADOS SÓ NO XADREZ ABSOLUTO, BEM DIFERENTE DE HOJE, EM VÁRIAS CATEGORIAS! O masculino - com Davd Bornelli - no primeiro e os irmãos Fantinato - nos demais tabuleiros, passamos pela forte equipe de Campinas - que tinha Ricardo Gervásio - no primeiro, depois Manara - Amaro e outros, para decidirmos contra a forte Piracicaba - dos amigos Nevillle Leone e Lúcio Domenico - Frotas e outros não menos famosos. O feminino - de Edda Caixeta Bornelli - Luciana Orrin Camassari e minha esposa Jamile M.A.Bueno - decisão com a forte equipe feminina de Jundiái, a qual ficou com a MEDALHA DE PRATA. Um feito do xadrez guaçuano inédito: OURO NA DUAS MODALIDADES - NUM JOGOS REGIONAIS DE ALTÍSSIMO NÍVEL! Vocês - Mitsuru e Deostedit - com sapiente arbitragem do meu grande amigo Telles - estiveram lá e se lembram muito bem dos bons enxadristas que Sumaré recebeu no inesquecível ano de 1981. Que bom encontrá-los por aqui e espero-os no xadrezdinobueno.blogspot.com - onde levarei os comentários daqui e lá, nas postagens mais antigas, tem velhas histórias dos REGIONAIS DA ZONA LESTA, onde Sumare - de 1981, é destaque!
    há 5 horas · Editado · Curtir · 2
  • Mitsuru Dairokuno Muito obrigado Odinovaldo por lembrar de outros amigos. Sempre é bom relembrarmos os momentos marcantes por quais passamos no xadrez.

Nenhum comentário: