segunda-feira, 16 de junho de 2014

XEQUE MATE EM TRÊS LANCES DAS BRANCAS: PENSE E EXECUTE-OS...


Você conhece o Mate de Anderssen? (1)
Este xeque mate recebe o nome em homenagem ao enxadrista alemão Karl Ernst Adolf Anderssen (1818-1879), um dos mais destacados mestres do xadrez clássico do século XIX e um dos melhores táticos deste esporte de todos os tempos.

Anderssen destacou-se por seu jogo agressivo dominando a todos os enxadristas de sua época até a entrada em cena do americano Paul Morphy.
A Adolf Anderssen se deve um par de partidas famosas: A Imortal e A Sempre-viva.
A ideia básica do MATE DE ANDERSSEN é baseada no sacrifício de uma peça branca na casa “h7” (ou de uma peça negra na casa “h2”) abrindo a coluna “h” para o ataque e permitindo executar o xeque mate na casa “h8” (ou “h1”).
No DIAGRAMA da foto podemos ver a posição simplificada do esquema do MATE DE ANDERSSEN.
A execução do xeque mate seria: 1.Bxh7+ Kxh7 2.Rh4+ Kg8 3.Rh8#
  • Mario Vaz DIAGRAMA: as brancas jogam e dão o Xeque Mate de Anderssen (mate em 3 lances).
    8 h · Descurtir · 1
  • Odinovaldo Dino Bueno Bom diagrama, vou levar ao xadrezdinobueno.blogspot.com e divulgar esta ótima combinação - sapiente pensador Mário Vaz - sempre ilustrando esta admirável de pensar para agir com arte...
    8 h · Editado · Curtir
  • Odinovaldo Dino Bueno
CONHECIMENTO É PODER!
Eu sempre falo para os meus alunos que quem estuda regularmente alguns mates bastante conhecidos, leva vantagem sobre adversários que não têm a mesma aplicação.
Podemos até não lembrar a sequencia correta de uma defesa ou de um ataque conhecido, mas com certeza nos ajudará a reconhecer um padrão e ganharemos tempo na análise durante a partida.
Em assim sendo, começarei a postar alguns exercícios com mates conhecidos ou nomeados, por exemplo: o Mate de Pillsbury, o Mate de Anderssen, o Mate de Damiano, o Mate de Greco, o Mate de Lucena, o Mate de Morphy, o mate do Calabrês, etc.
Procure estudar esses mates, pois eu tenho certeza de que lhe serão uteis no futuro. Não se trata de exercícios de problemas, mas sim mates realizados em partidas jogadas em torneios oficiais. Logo, são situações que podem acontecer em uma partida que você estiver jogando.
Bons estudos e que em breve você consiga aplica-los!

Nenhum comentário: