domingo, 4 de maio de 2014

RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS ATRAVÉS DO FASCINANTE E MILENAR JOGO DE XADREZ... Arte que nos faz recordar nosso trabalho, no século passado, à FEBEM UNIDADE DE M.MIRIM, com o sapiente prof.de educação física - o Itapirense LUIZ DOMINGUES, sob a orientação da secretária DRA. ALDA MARCO ANTÔNIO: sucesso recordado até hoje, inclusive na simultânea a duas mãos para mais de quarenta praticantes de bom nível de lógica...

Projeto promove a ressocialização de detentos através do jogo de xadrez

Internos da Colônia Agrícola Major César receberão certificados do curso de xadrez em solenidade na próxima segunda-feira (06/05)

Esporte facilita o processo de ressocialização e estimula a capacidade de tomar decisõesO Promotor de Justiça Edilsom Farias, juntamente com a Federação Piauiense de Xadrez e o Núcleo de Atenção Permanente ao Preso, está desenvolvendo um projeto de ressocialização de detentos através do jogo de xadrez. O programa “Xadrez que liberta” está sendo executado em todo o Brasil, e tem por finalidade introduzir a prática do xadrez como uma atividade lúdica que desenvolve aspectos cognitivos, padrões morais e sociais nos internos das unidades prisionais. No Piauí, o programa foi implantado na Colônia Agrícola Major César.

O grupo de internos assiste às aulas uma vez por semana. Como o esperado, a atividade tem estimulado o raciocínio dos participantes, promovendo o aumento da auto-estima, a tomada de decisões, o exercício do livre árbitro, a criatividade, a perseverança, e a reflexão sobre o binômio ação-reação e a inclusão social. Após a aprendizagem completa do jogo de xadrez, os presos disseminarão e multiplicarão internamente esta prática desportiva. Uma das metas, aliás, é  levar a iniciativa a outras unidades prisionais do Estado do Piauí.

Esta ação tem o objetivo de levar o xadrez até os presídios e penitenciárias para melhorar as condições de vida da população carcerária e facilitar o processo de ressocialização. Na próxima  segunda-feira (06/05), os alunos do curso de xadrez receberão certificados assinados pelo professor Júlio José da Silva Neto, que ministrou as aulas. Em seguida, serão realizadas partidas entre os presos e voluntários convidados. A solenidade acontecerá na própria Colônia Agrícola Major César, e vão participar várias instituições. O Ministério Público será representado pelos Promotores de Justiça Edilsom Farias e Elói Pereira Júnior, e ainda pelo Procurador de Justiça Ribamar Assunção. Também estarão presentes: o Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, Corregedor-Geral da Justiça; o Desembargador Francisco Meton, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; o Juiz da Vara de Execuções Penais, Vidal de Freitas; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PI, Francisco Campelo Filho; o professor de Direito Nelson Juliano, chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí; e o deputado estadual Merlong Solano, além de empresários da capital e um representante da Secretaria de Justiça, Raumário Mourão e Silva.

“A grande importância do xadrez na vida das pessoas é que, além de favorecer o desenvolvimento mental, impõe uma disciplina atrativa e agradável, transmitindo auto-confiança”, opina o Promotor de Justiça Elói Pereira.

Durante o aprendizado, os jogadores são instruídos sobre o significado do esporte em suas vidas. Além de aprimorar o raciocínio, o jogo ensina a prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios, e ainda estimula a tomada de decisões vinculadas à resolução de problemas.

Para o Promotor de Justiça Edilsom Farias, que coordena o projeto, o evento desmistifica a ideia de que o xadrez é um esporte de elite e que somente uma determinada classe social pode jogar. "Acredito que o xadrez possa ajudar a recuperar esses cidadãos em débito com a justiça. O esporte oferece a eles uma opção de lazer de excelente qualidade, propondo mudanças de comportamento. Assim, serão novamente reintegrados à sociedade, sempre explorando o raciocínio. O xadrez tem a capacidade de alcançar todas as pessoas, em qualquer nível, de qualquer segmento social. Serão beneficiados adolescentes, jovens infratores e adultos que estão no sistema prisional”, declara o Promotor de Justiça.

Nenhum comentário: