- PUBLICAÇÃO FIXADA
Conhecimento é poder!
Já há algum tempo eu venho postando alguns exercícios com xeques mates conhecidos ou nomeados: Mate de Pillsbury, de Anderssen, de Damiano, de Greco, etc. Hoje postei o do Calabrês.
Pois bem, eu sempre digo para os meus alunos: quem estuda o xadrez regularmente leva vantagem sobre adversários que não têm a mesma aplicação. Podemos até não lembrar a sequencia correta de uma defesa ou ataque conhecido, como esses xeques mates que já postei, mas com certeza nos ajudará a reconhecer um padrão e ganharemos tempo na análise durante a partida.
No domingo, por exemplo, eu estava acompanhando a partida Carlsen x Nielsen e ao entrar no final (2 peões + Torre + Rei contra Torre e Rei), devido à particularidade dos peões brancos estarem posicionados nas colunas "h" e "f", o amigo Alvaro Aranha postou um comentário dizendo que o resultado deveria ser empate. Para tanto convidou-nos a dar uma olhada na partida Radjabov vs Grischuk, válida pelo Torneio de Candidatos 2013, onde o Grischuk conseguiu o empate em uma situação muito parecida.
Confesso que por total falta de conhecimento da partida citada e, também é claro, da técnica defensiva, com certeza teria abandonado a partida. É verdade que o Nielsen acabou perdendo, mas com certeza não foi por falta de conhecimento e sim, provavelmente, por falta de tempo. É a velha máxima: conhecimento é poder!
Nenhum comentário:
Postar um comentário