sexta-feira, 14 de março de 2014

CONHECIMENTO É PODER! VEJA QUE EXEMPLO... CLIQUE E APRENDA...

  • PUBLICAÇÃO FIXADA
Conhecimento é poder!
Já há algum tempo eu venho postando alguns exercícios com xeques mates conhecidos ou nomeados: Mate de Pillsbury, de Anderssen, de Damiano, de Greco, etc. Hoje postei o do Calabrês.
Pois bem, eu sempre digo para os meus alunos: quem estuda o xadrez regularmente leva vantagem sobre adversários que não têm a mesma aplicação. Podemos até não lembrar a sequencia correta de uma defesa ou ataque conhecido, como esses xeques mates que já postei, mas com certeza nos ajudará a reconhecer um padrão e ganharemos tempo na análise durante a partida.
No domingo, por exemplo, eu estava acompanhando a partida Carlsen x Nielsen e ao entrar no final (2 peões + Torre + Rei contra Torre e Rei), devido à particularidade dos peões brancos estarem posicionados nas colunas "h" e "f", o amigo Alvaro Aranha postou um comentário dizendo que o resultado deveria ser empate. Para tanto convidou-nos a dar uma olhada na partida Radjabov vs Grischuk, válida pelo Torneio de Candidatos 2013, onde o Grischuk conseguiu o empate em uma situação muito parecida.
Confesso que por total falta de conhecimento da partida citada e, também é claro, da técnica defensiva, com certeza teria abandonado a partida. É verdade que o Nielsen acabou perdendo, mas com certeza não foi por falta de conhecimento e sim, provavelmente, por falta de tempo. É a velha máxima: conhecimento é poder!
  • Você e outras 13 pessoas curtiram isso.
  • Josman Fabio Jogo xadres por esporte, mas gostaria de me aprofundar mais, pois sou apaixonado por essa arte, q dica vc me dá?
  • Mario Vaz Caro Josman Fabio, como eu disse nesse "post" o segredo é estudar ... jogar ... estudar ... jogar ... e assim por diante. Todos os dias eu procuro postar alguma coisa de interesse para quem está afim de aprender um pouco mais. Acompanhando o grupo e procurando estudar o material publicado, com certeza você evoluirá. Além disso, procure ler livros de xadrez. Se você nunca leu um livro de xadrez, eu lhe indicaria o livro Xadrez Básico - principalmente as partidas analisadas do livro. Forte abraço!
    há 18 horas · Curtir · 1
  • Josman Fabio Valeu mesmo parcero pela atençaõ, vejo q vc realmente é uma pessoa deteminada e dedicada a essa arte, achei q nem fosse responder, aconpanho minuciosamente cada postagem q com certeza só vem à acrecentar, um forte abraço e tomara q possamos interagir outras vezes.
    há 17 horas · Curtir · 1
  • Roberson Cardoso Aguiar Tudo bem Mario Vaz, que livros vc me indicaria para começar um estudo?
  • Mario Vaz Bom dia Roberson Cardoso Aguiar, antes de tudo eu preciso saber: você já leu algum livro, apostila ou manual? Qual? Abraços!
  • Odinovaldo Dino Bueno Útil inserção! Sempre nos dando bons exemplos... Vou levar ao xadrezdinobueno.blogspot.com ...

Nenhum comentário: