terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DEFESA FRANCESA - COM UM LANCE ADOTADO POR NÓS, COM ANÁLISE DE UM DISCÍPULO - CAMPEÃO BRASILEIRO ESCOLAR EM 2006 - EM POÇO DE CALDAS - RAFAEL H.MANTELATO - QUE NA AUSTRÁLIA - JOGA CONOSCO...


1. e4 e6 2. d4 d5 3.Cc3 Bb4 4.e5 c5 5.a3 Bc3 6.bc3 Ce7 7. Dg4 Tg8 8. Bd3 g6 9. Cf3 Da5 10. Bd2 c4 11.Be2 ... A posição é complicada, as brancas possuem um peão dobrado em 'c' , mas em contra partida, tem a coluna 'b' aberta e além disso, possuem o par de bispos com ampla vantagem na ala do rei. As negra, por sua vez, tem problemas com as casas negras e um bispo mau. Sua vantagem e seu contra-jogo estão na ala da dama, onde são maioria.
As quatro melhores respostas das negras para o decimo primeiro lance , na minha opinião, são: a) 11. ... h6 Para evitar os buracos nas casas negras na ala do rei e tentar conter o movimento de peças na mesma ala. Uma resposta natural ( não fiz uma análise muito completa ) seria 12.Dh3. b) 11. ... h5 Para atacar a Dama , visando ganhar espaço e tempo, além de solidificar a defesa , já que h7 poderia ser alvo de ataque. Uma provável resposta seria 12. ... Df4. c) 11. ...Cbc6 Talvez uma das respostas mais comuns, continuando o desenvolvimento, que está atrasado, e visando um possível ataque na ala da dama ou defesa na ala do rei. As brancas tem várias opções, dentre elas, poderia ser mais agressiva com 12.Df4 , ou seguir o protocolo do bom enxadrísta e jogar o clássico 12. 0-0. d)11. .... Cf5 Colocando o cavalo em um ponto estratégico para proteger as casas negras que estão fracas , e pressionar o centro do tabuleiro. Uma resposta plausível seria 0-0. Dentre estas quatro continuações, acredito que a A e C sejam as mais prováveis. É claro que existe muito jogo pela frente , e que há muito ataque e contra-ataque para acontecer, afinal está linha é uma batalha intensa entre ala da dama e ala do rei. As brancas se encontram numa posição mais confortável, mas isso não significa que será fácil, as negras possuem muito contra jogo na ala da dama , e uma estrutura muito sólida, além de terem possibilidade de atacar o peão dobrado. Um erro de qualquer uma das partes pode definir sua decapitação.

Um comentário:

Anônimo disse...

é uma análise brev, mas acredito que não há erros.
são estes os lances mais prováveis.