1. e4 e6
2. d4 d5
3.Cc3 Bb4
4.e5 c5
5.a3 Bc3
6.bc3 Ce7
7. Dg4 Tg8
8. Bd3 g6
9. Cf3 Da5
10. Bd2 c4
11.Be2 ...
A posição é complicada, as brancas possuem um peão dobrado em 'c' , mas em contra partida, tem a coluna 'b' aberta e além disso, possuem o par de bispos com ampla vantagem na ala do rei.
As negra, por sua vez, tem problemas com as casas negras e um bispo mau. Sua vantagem e seu contra-jogo estão na ala da dama, onde são maioria.
As quatro melhores respostas das negras para o decimo primeiro lance , na minha opinião, são:
a) 11. ... h6
Para evitar os buracos nas casas negras na ala do rei e tentar conter o movimento de peças na mesma ala.
Uma resposta natural ( não fiz uma análise muito completa ) seria 12.Dh3.
b) 11. ... h5
Para atacar a Dama , visando ganhar espaço e tempo, além de solidificar a defesa , já que h7 poderia ser alvo de ataque.
Uma provável resposta seria 12. ... Df4.
c) 11. ...Cbc6
Talvez uma das respostas mais comuns, continuando o desenvolvimento, que está atrasado, e visando um possível ataque na ala da dama ou defesa na ala do rei.
As brancas tem várias opções, dentre elas, poderia ser mais agressiva com 12.Df4 , ou seguir o protocolo do bom enxadrísta e jogar o clássico 12. 0-0.
d)11. .... Cf5
Colocando o cavalo em um ponto estratégico para proteger as casas negras que estão fracas , e pressionar o centro do tabuleiro.
Uma resposta plausível seria 0-0.
Dentre estas quatro continuações, acredito que a A e C sejam as mais prováveis.
É claro que existe muito jogo pela frente , e que há muito ataque e contra-ataque para acontecer, afinal está linha é uma batalha intensa entre ala da dama e ala do rei.
As brancas se encontram numa posição mais confortável, mas isso não significa que será fácil, as negras possuem muito contra jogo na ala da dama , e uma estrutura muito sólida, além de terem possibilidade de atacar o peão dobrado.
Um erro de qualquer uma das partes pode definir sua decapitação.
Um comentário:
é uma análise brev, mas acredito que não há erros.
são estes os lances mais prováveis.
Postar um comentário