domingo, 24 de novembro de 2013

UM ADORNO - SAPIENTE FABRICANTE DE PERUCAS - VAI ATRÁS DO MARCOS VALÉRIO PARA SUA PROPAGANDA: LEIA A ENGRAÇADA CRÔNICA DO MAURINHO ADORNO, DONO DE UM ARTE SINGULAR...


  1. Nosso Cantinho O IMPACTO 23.11.2013
    Minha fábrica de perucas
    politicamente corretas
    Ao encerrar minha carreira de jornalista, como proprietário de jornais, tinha plena convicção de que não iria entrar em depressão, pois algum colega me daria um espaço para escrever alguma coisa. Como ainda me sentia vivo, há dois anos resolvi preparar um projeto interessante: abrir uma fábrica de perucas em Brasília. Ninguém deve estranhar o novo ramo de atividade, pois ele se mostrou viável, a partir de uma bem elaborada prospecção de mercado, cujos números mostraram a alta incidência de pessoas com calvícies completas, indivíduos com umas entradas ameaçadoras, e as que temporariamente são calvas, em virtude de enfermidades, como o câncer. 
    Um período de dois anos foi destinado à arte de conhecer esses fios importantes às nossas vidas. Lisos, crespos e cacheados são apenas alguns tipos que devem ser conhecidos profundamente para a futura confecção de perucas. Aprendi muito: com dermatologistas, a analisar os diversos tipos de couro cabeludo dos clientes, para a escolha dos melhores fios, as novas técnicas para tornar esse anteparo um produto de grande durabilidade; psicólogos me ensinaram a arte de descobrir junto aos clientes os tipos e tamanhos de fios adequados ao atendimento às personalidades. Com tanta técnica, minha fábrica será um sucesso. 
    Com a área de produção organizada, eu resolvi buscar conhecimentos de administração e marketing com meu amigo Edson Andrade, pois tão importante como a produção das perucas, é saber colocá-las no mercado e implantar organização e métodos administrativos, formando uma boa equipe de trabalho, na verdade um time que saiba trabalhar em grupo, seja agressivo na busca de faturamento - recursos contabilizados ou não. Amigo de longa data, Edson me aconselhou: 
    – Em primeiro lugar, você precisa ter um Executivo, um chefão ardiloso, uma pessoa que consiga influenciar e dominar a equipe. Esse profissional é o que armará todos os esquemas, fará todo o planejamento estratégico e jogará duro com todos. Traçará o “modus operandi” das vendas e cuidará de propinas, pois elas são necessárias, tanto nas compras como nas vendas. Ele pode até ficar obscuro, na “moita”, ser uma iminência parda, desde que arrume um bom operador para auxiliá-lo. Arrume um ou dois assessores financeiros, de preferência mulheres, pois elas sabem melhor do que ninguém manipular os recursos masculinos – são mais persuasivas. Importante também, Maurinho, é você ter um garoto propaganda. 
    Agradeci ao Edson essas importantes dicas e passei a observar o mercado de recursos humanos. Buscar profissionais no mercado é uma arte, pois os que estão trabalhando em empresas, sejam da iniciativa pública ou privada, normalmente pedem salários maiores do que ganham em seus postos. O ideal seria contratar desempregados ou pessoas próximas a perder seus cargos, e esse foi meu foco principal. Era só ser ardiloso para conseguir os melhores profissionais para que minha empresa se transformasse em um sucesso financeiro. 
    A busca de ajuda do ministro Joaquim Barbosa parecia providencial. Ele não poderia me negar um pedido justo. Em troca, eu ofereceria uma bela peruca a ele, e outra, ao ministro Luiz Fux, para que ambos influenciassem o colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF), e eu conseguisse meu intento. Fui até Brasília, consegui uma audiência e me sentei frente a frente com ele, e fui direto ao assunto: 
    – Eu preciso que o senhor me libere 5 condenados para trabalhar em minha fábrica de perucas. Coloque-os em prisão albergue. 
    O ministro ajeitou a coluna, levantou-se e ficou atrás de sua poltrona. Com seu tom de voz peculiar, perguntou-me: 
    – E quem são os prisioneiros que o senhor precisa? Dê os nomes e justifique seu pedido. 
    Com calma, fui falando os nomes dos meus próximos funcionários: José Dirceu, Delúbio Soares, Kátia Rabelo, José Roberto Salgado, e Marcos Valério. Expliquei as funções de cada um. 
    José Dirceu ocupará o cargo de presidente, será o grande chefe, o mentor de nossas operações – Delúbio Soares, será nosso tesoureiro, é experiente – Kátia Rabelo e José Roberto Salgado serão os intermediários com o setor bancário, pelo conhecimento adquirido no Banco Rural – e Marcos Valério. Atento à explanação, o ministro Barbosa me perguntou: 
    Mas, e o mineirinho Marcos Valério, o que ele será? 
    – O garoto propaganda, uai!

Nenhum comentário: