terça-feira, 12 de novembro de 2013

MUNDIAL DE XADREZ - MAGNUS CARLSEN E ANAND - CAUTELOSOS - COMEÇARAM A DISPUTA PELO TÍTULO DE MELHOR DO MUNDO NO FASCINANTE JOGO DE XADREZ...

Carlsen e Anand com início cauteloso no Mundial de xadrez

Os dois pretendentes ao título empataram nas duas primeiras partidas.
FOTO: BABU/REUTERS
As duas primeiras partidas da luta pelo título mundial entre Magnus Carlsen e Viswanathan Anand terminaram ambas empatadas com os contendores a revelarem uma grande precaução na abordagem inicial no que respeita à escolha da abertura.
Em Chennai, Índia, a terra natal de Anand, o local escolhido pela Federação internacional, entre várias propostas, para a realização do encontro, numa decisão muito criticada por Carlsen, os jogadores usaram os dois primeirosrounds para testar a preparação do adversário.
A partida inaugural, em que Carlsen conduziu as brancas, foi breve (apenas 16 lances em pouco mais de mais de hora e meia), mas, mesmo assim, a batalha de ideias que ocorreu foi intensa. Carlsen testou a preparação do campeão mundial ao escolher uma variante pouco utilizada da Inglesa, mas Anand revelou estar à altura do desafio jogando rápida e confiadamente.
Seriam mesmo as negras quem inovaria em primeiro lugar, forçando o jovem norueguês a mergulhar em profunda reflexão. A continuação escolhida não se revelou a melhor e Carlsen teria mesmo de “puxar o travão de emergência”, como referiu na conferência de imprensa, entrando numa sequência que conduzia inexoravelmente à repetição da posição.
Este domingo, a segunda partida teve mais lances que a que a primeira, 25, mas a duração foi mais curta demorando apenas 1h10m. Com o indiano a abrir com o peão de rei, Carlsen respondeu com a defesa Caro-Khan, uma surpresa uma vez que esta defesa não constava do reportório habitual do norueguês para se opor a este início de partida.
Carlsen repetiu a variante que o chinês Ding Lirem tinha utilizado perante Anand, no Memorial Alhekine deste ano, e o campeão do mundo, com receio de cair em alguma armadilha, preferiu simplificar rapidamente a posição e, também ele, forçar o empate por repetição de lances. 
Na segunda-feira cumpre-se o dia de descanso, disputando-se na terça-feira a terceira partida deste encontro previsto para ser decidido à melhor de 12.

Nenhum comentário: