sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REFLEXÕES SOBRE FRASES ENXADRÍSTICAS, AS MELHORES...

BOA NOITE AMIGO,PESQUISANDO
ENCONTREI ALGO,PARA 
AGRADECER O CARINHO 
COM OS AMIGOS,SABENDO QUE É APAIXONADO POR XADREZ.

AVIDA É UMA PARTIDA DE XADREZ


« Último volume da coleção Português Passo a Passo com o Prof. PasqualePerfect Pencil, um sonho de lápis »
A vida é uma partida de Xadrez (parte I)
quinta-feira, 8 novembro 2007 por Marconi L. Pires (pireslm)
GUIMARÃES ROSA ERA VICIADO EM LISTAS. CRIAVA listas de tudo o que se pudia imaginar: listas de cidades que conhecia, lista de palavras, de ferramentas, de animais, de plantas, até listas com nomes de mulheres. Seguindo esse exemplo resolvi listar algumas frases citadas por Grandes Mestres do xadrez mundial que podem ser aplicadas também em nossa vida profissional e pessoal

As reflexões acerca do jogo de xadrez – seria o xadrez um jogo? uma ciência? uma arte? um esporte?- são muitas vezes úteis em outras áreas também. Que o diga Garry Kasparov, Grande Mestre azerbaijano, que depois de anunciar sua aposentadoria do xadrez, vive para mostrar essa relação entre a vida e o xadrez. Ele realiza palestras pra grandes empresários, publica livros, como o recém-lançado XEQUE MATE – A Vida é um Jogo de Xadrez, que falam sobre quão úteis e aplicaveis são os ensinamentos do xadrez para nossa vida cotidiana.

Não precisa saber jogar xadrez para compreender profundamente o que cada Grande Mestre diz nessas 40 frases, que dividi em duas partes, do tabuleiro de xadrez diretamente para nossas vidas…

José Raul Capablanca
1. De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas.
Só os inteligentes aprendem com os erros. Os fracos se deixam vencer por eles. E no xadrez não é diferente. O lance errado dói demais, mas nunca o repetimos. Na vida também.

2. O xadrez serve, como poucas coisas neste mundo, para distrair e esquecer momentaneamente das preocupações da vida diária.
Ter uma ‘válvula de escape’ é fundamental para conseguir manter o desempenho em nossas vidas. Alguns praticam esporte, alguns fazem ioga, alguns espancam a esposa, outros jogam xadrez.

3. O bom jogador sempre tem sorte.
Mesmo no xadrez, onde sorte é o que menos conta, ainda assim é necessário tê-la. Até um excelente profissional precisa dela de vez em quando, não é mesmo?

Garry Kasparov
4. O xadrez é um jogo absolutamente lógico que tem suas leis gerais, as quais podemos compreender intuitivamente ou trabalhando muitíssimo.
Sou químico, trabalho com espumas flexíveis de poliuretano há 10 anos, e parte do meu conhecimento eu adquiri com muito trabalho, mas boa parte eu só adquiri com a minha intuição, aquilo que não te ensinam na escola. Talvez isso separe os bons dos maus profissionais, essa sensibilidade de SABER com o que está lidando.


William Steinitz
5. A acumulação de pequenas vantagens leva a uma supremacia considerável.
Meu professor de Sociologia citou recentemente que muitas pessoas deixam passar pequenas alegrias a espera de uma grande alegria. Isso deve ser diferente; se você não tira proveito das pequenas conquistas e vantagens diárias, certamente você vai estagnar.

6. O jogador que tem vantagem deve atacar, ou perderá a dita vantagem.
Se você sente que o momento é aquele, você se sente preparado, e tudo ao seu redor conspira ao seu favor, ATAQUE!. Se você perder esse momento, sinto muito, ele pode demorar outra vida pra aparecer novamente.

7. A mente humana é limitada, porém a estupidez humana é ilimitada.
Precisa comentar? Assim somos nós… olhe em sua volta…

Mikhail Botvinnik
8. O xadrez é arte e cálculo.
Nenhuma profissão é só teoria, cálculo – mesmo a engenharia. Se você não coloca um pouco de arte e poesia na sua profissão, você nada mais é que um executor braçal de tarefas.

9. Quem quiser chegar a ser um grande jogador, deverá aperfeiçoar-se no campo da análise.
Analise, planeje sua estratégia, saiba com o que está lidando, conheça profundamente sua profissão para ser um grande profissional.

Mikhail Tal
10. Existem duas classes de sacrifícios: os corretos e os meus.
No xadrez, sacrifício é quando você deixa o adversário tomar uma peça sua, em troca de outra vantagem, como ganho de tempo ou uma posição melhor no tabuleiro, por exemplo. Lógico que o adversário não sabe que você vai adquirir essas vantagens se ele tomar sua peça; caso contrário ele não a toma. ESTRATÉGIA. Muitas vezes tive que abrir mão de uma vantagem, um benefício hoje, sabendo que futuramente minha vantagem seria muito maior que essas que eu perdi.

11. Um jogador de xadrez é fundamentalmente um ator.
Não adianta você ser um craque na sua profissão. Se você não faz o chamado ‘marketing profissional’, se você não faz o papel de profissional, você vai ser um ótimo profissional, dentro de casa, eternamente à procura de emprego. Um excelente profissional é fundamentalmente um ator.

Tigran Petrosian
12. Dizem que minhas partidas deveriam ser mais interessantes. Eu poderia ser mais interessante e também perder.
Em alguns momentos da vida enfeitar muito uma ação pode ser desastroso. Basta executá-las da forma mais simples possível. É aquela história da seleção de futebol jogar por resultado. Na década de 1980 era o futebol arte, jogavam por música, e não conquistaram título algum. Na era Parreira-Zagalo, era um futebol feio, de resultados, e foram campeões mundiais por duas vezes.

Dr. Siegbert Tarrasch
13. O xadrez, como a música e como o amor, tem a virtude de fazer os homens felizes.
Se a sua profissão não o faz feliz, assim como a música, o amor – e acrescento a literatura – o faz, sinto muito, acho que você está no lugar errado…

14. Um cavalo na borda do tabuleiro é um insulto maior para um mestre do xadrez.
No xadrez, o cavalo isolado na borda do tabuleiro é cavalo fracassado, inútil, limitado. Quem nunca se sentiu um cavalo isolado diante de alguma situação? Evite colocar-se nessa posição, não se faça de vítima e planeje suas ações!

15. Uma peça está mal e toda a posição está mal.
Como na vida, qualquer pequena coisa que falhe compromete todo o universo onde está envolvido.

Bob Fischer
16. Não fale para mim em perder. Não consigo pensá-lo.
É no que penso todas as manhãs. Eu sempre perco e erro, mas se eu ficar pensando nisso, não evoluo. Não consigo pensar em perder.

17. Sou um indivíduo detestável. Meus ideais são xadrez e dinheiro. Quero ser riquíssimo. Todos querem sê-lo, porém ninguém o diz.
Sendo assim, todos nós somos detestáveis. Quem aqui trabalha por outro motivo senão dinheiro? Xadrez (poesia) e dinheiro, por isso trabalhamos.

18. No xadrez, há dois tipos de jogadores: os bons e os fortes. Eu sou dos fortes.
As citações de Fischer são tão geniais como ele. Se você não se sente o mais forte dentre os bons, pendure o chapéu, jogue a toalha e vá para casa.

Paul Keres
19. Quem não assume riscos não ganha a partida.
Sem o risco a vida não vale a pena. É sempre melhor arriscar do que olhar pra todas as outras pessoas que nunca acertam porque nunca se propõe ao risco. Há empresas que preferem contratar profissionais casados, com filhos, pois sabem que eles buscam estabilidade no emprego. Mas a maioria das empresas busca contratar jovens e solteiros, pois sabem que esses arriscam mais.

Vassily Smyslov
20. No xadrez, como na vida, seu adversário mais perigoso é você mesmo.
Eu já perdi a oportunidade de um bom emprego por minha própria culpa. Fazer-se passar por quem você não é, dizer que você sabe fazer o que você não sabe e se valorizar exageradamente dá é nisso. Fracasso.

FOTO REPRESENTATIVA 
SOBRE E A SEGUNDA FOTO

MAIOR XADREZ DO MUNDO
A DIREITA. 

Boa noite a vc e Jamile. Ui
  • Você curtiu isso.
  • Odinovaldo Dino Bueno Estaremos inserindo esta importante postagem em um de nossos blogs. Agradecemos a imensa colaboração da sapiente amiga e poetisa Bety Faria Glanzmann - da capital paulista e que ama a nossa terrinha...
  • Elizabeth Faria Glanzmann Qqer dia mandarei a História dos meus antepassados,por parte de pai,Minha mãe ITAPIRA,e estudou no imaculada.Rua Alexandre Coelho,tio do meu pai,a história foi escrita por meu pai detalhadamente,fora google tem muito sobre tataravó,casarào de Felisberto Pinto Tavares,em Campinas recebeu D.Joao no casarão,antigo Liceu de Campinas onde nasceu minha avó.Antes da fundação de Campinas,adoro ler e pesquisar,sempre,mas erro muito.Desculpe.Obrigada.

Nenhum comentário: