segunda-feira, 24 de junho de 2013

INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL, CONSTATAÇÃO NUMA PARTIDA DE XADREZ RECENTE COM O TRICAMPEÃO PAULISTA, NA DECISÃO DO TROFÉU MÁSTER DO VII OAB/CAASP...

          Por nosso interesse - após ler e reler o útil livro do mestre Dr.Augusto Cury - INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL - o qual se dedicou 17 anos de pesquisa para elaboração desta primordial obra - venho observando a reação da mente humana, bem treinada,  perante a complexidade de uma partida de xadrez.
          Nos TORNEIOS ANTERIORES, com os quais, na maioria das vezes, enfrentamos mentes experientes com algumas décadas de treinamento enxadrístico, várias com avaliação internacional.
          No dia 11 de maio, deste ano, 2013, tivemos, na mesa 04, na sala de vidro do tradicional CLUBE DE XADREZ S.PAULO, numa partida que, com certeza, estaria decidindo o cobiçado TROFÉU DE MELHOR JOGADOR MÁSTER DO VII TORNEIO DE XADREZ OAB/CAASP.   Tivemos pela frente, no emparceiramento observado pelo árbitro Cassius Alexandre, o lendário enxadrista e advogado Dr.Lourenço João Cordioli - tricampeão paulista em 1947,1948 e 1949, com intensa história em prol do xadrez nacional e, o importante, com seus 97 anos, com mais de 70 anos de vida enxadrística e muito sucesso no FASCINANTE UNIVERSO DAS SESSENTA E QUATRO CASAS.
          Bom - à nossa pesquisa - o maior presente vivo que poderíamos receber!  E, para todos nossos admiráveis leitores e praticantes do fascinante jogo de xadrez e sobre o interesse da nossa pesquisa, vamos reportar à uma observação do estudioso da mente humana - Dr.Augusto Jorge Cury - que faz décadas que pesquisa A CONSTRUÇÃO DOS PENSAMENTOS E DA FORMAÇÃO DOS PENSADORES, ATRAVÉS DO ESTUDO DA "INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL"...
          Veja o que nos diz este mestre que estuda nossa mente: "A ansiedade vital é uma variável intrapsíquica que participa do fenômeno do auto-fluxo. A ansiedade vital está ligada psicodinamicamente também a outras variáveis intrapsíquicas, tais como fenômeno da auto-checagem da memória, a âncora da memória, o EU, etc"
        Pois - antes de começarmos a partida - nos cumprimentamos (falei da minha grande admiração à sua vasta história no enxadrismo nacional, seu trabalho na CBX e pelo seu sucesso  na viagem à FRANÇA, onde disputou torneio máster de xadrez e recebeu memorável homenagem pelo seu trabalho em prol do xadrez brasileiro e mundial). Bom,  atendo à minha pesquisa, efetuada a cada partida que faço no JORI E QUANDO ENFRENTO ENXADRISTA JÁ COM ALGUMAS DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA NO FASCINANTE JOGO DE XADREZ.  
             Antes de dar o primeiro lance, o lendário Dr.Lourenço J.Cordioli - como faz a maioria dos enxadristas veteranos e experientes, param por alguns segundos. A ANSIEDADE VITAL e, através do auto-fluxo, um dos mordomos da nossa mente, eles puxam, psicodinamicamente as variáveis intrapsíquicas, tais como os fenômenos da auto-checagem da memória, a âncora da memória e conforme o tempo no relógio de xadrez, receberá cada posição um TEMPO DA AVALIAÇÃO DO "EU" - o qual fará sempre uma diferença nas atitudes, mudando algum rumo... E - neste nosso confronto enxadrístico - não havendo muito tempo para raciocinar e usar mais o nosso "EU", a seta que marcava o tempo do nosso lendário oponente, terminou e, como sabedor do potencial dele, do Dr.Cordioli, que estava com as peças brancas na partida, fechei todas suas iniciativas, mesmo porque à minha observação, vi que ele tinha ido buscar na ÂNCORA DA MEMÓRIA ALGUMA PARTIDA SEMELHANTE.  Na defesa - tinha que estar, o meu "EU" conduzia as pretas, fechando as ações profundas de suas peças, mormente dos bispos(mormente o de c1)  Feito isto, fui administrando o tempo e não deixando ação às peças brancas. Mas - após ter caído a seta do mestre - quem assistia a partida - mesmo estando na sala de vidro - havia muita gente acompanhando, já que nos usamos todo o tempo permitido, logo vários outros enxadristas, que terminaram antes, vieram observar o desfecho do nosso jogo, já que naquela partida, praticamente, estava sendo decidido quem conquistaria O TROFÉU MÁSTER DO OAB/CAASP.  Mas - o que pude observar - foi a comprovação da nossa pesquisa e da mente supertreinada: MESMO APÓS O ÁRBITRO CHEGAR À NOSSA MESA E ANUNCIAR MINHA VITÓRIA, O DR. LOURENÇO CONTINUOU SEU RACIOCÍNIO E NÃO PARAVA DE COMENTAR A PARTIDA.  LÓGICO, MUITO AGRADÁVEL E APRECIÁVEL PELO SUA AVANÇADA IDADE, 97 ANOS.  MAS - O QUE NOS DEU PRAZER MAIOR - FOI A CONSTATAÇÃO QUE O AUTO-FLUXO - MORDOMO DA NOSSA MENTE, ALIMENTAVA SUA AUTO-CHECAGEM PELA POSIÇÃO E O SEU "EU" LEVOU ALGUNS MINUTOS PARA SE CONSCIENTIZAR QUE O TEMPO TINHA TERMINADO, LOGO, A DISPUTA, TAMBÉM!
                  Fizemos este pequeno relato - da importância da mente treinada - expondo - sem impor - para que possamos comprovar que O INVENTO DO FASCINANTE JOGO DE XADREZ - FOI MESMO IDEALIZADO PARA CURAR ALGUMA DEPRESSÃO DO REFERIDO MONARCA:" COMO DIZ UMA DAS LENDAS."   E QUE O APRENDIZADO E A PRÁTICA PROFUNDA DO FASCINANTE JOGO DE XADREZ, COM ABSOLUTA CERTEZA, FAZ MUITO BEM À MENTE, DEIXANDO-A SADIA, ATÉ ALÉM ATÉ DOS CEM ANOS!
                  Assim sendo - com esta exposição - abrimos estudos - em parceria - com alguns estudiosos da mente humana, através da PRIMORDIAL OBRA DO DR.AUGUSTO CURY - "A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL!" ... "TEORIA REVOLUCIONÁRIA  SOBRE O FUNCIONAMENTO DA MENTE - A QUAL ESTAMOS PESQUISANDO E ESTUDANDO, JÁ FAZ ALGUM TEMPO, ATRAVÉS DO FASCÍNIO QUE DEDICAMOS AO TRABALHO DA MENTE HUMANA À PRÁTICA DO FASCINANTE JOGO DE XADREZ!"    
                         Tenham todos, que nos seguem por aqui,  nas demais páginas UM BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!     
                            Ah - MENTE TREINADA, SÓ EVOLUI!   (odinovaldo@yahoo.com.br - sempre à sua disposição para o aprendizado do JOGO DE XADREZ - EM QUALQUER NÍVEL E IDADE!)     

Um comentário:

Blog de Ajuda Humanitária disse...

Augusto Cury é um grande estudioso da mente e das raizes do pensamento.
O xadrez é um jogo que desafia os limites do cérebro e faz a magia da matemática em movimento. Grandes mentes abrem a porta do inesperado e quebra correntes de pensamento. A satisfação cerebral é contagiante!