Na foto - momento que o árbitro geral - Cassius Alexandre - chegava e nos perguntava sobre o resultado da bem observada partida que, praticamente, decidia quem levaria o belo troféu de MELHOR COMPETIDOR MÁSTER. JÁ QUE NESTA MESA 4, NA REDOMA DE VIDRO DO TRADICIONAL CLUBE DE XADREZ SÃO PAULO, mesas por onde passaram a maiores lendas do xadrez mundial; NAQUELE MOMENTO, NUMA DAS MINHAS MELHORES PARTIDAS, VENCI NO VERDADEIRO TEMPO, NO BIOLÓGICO, TAMBÉM, JÁ QUE MEU OPONENTE, TINHA 97 ANOS; ALÉM DE BRILHANTE ADVOGADO QUE CONSEGUIRA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE OITENTA, SALVAR PELA ARTE JURÍDICA O PATRIMÔNIO ONDE HOUVE NOSSO CONFRONTO, É O ÚNICO TRI-CAMPEÃO PAULISTA DE XADREZ. ESTAMOS FALANDO DO LENDÁRIO DR. LOURENÇO JOÃO CORDIOLI - que recentemente foi homenageado na França - num torneio internacional de Máster. A impressionante força de combinação e coordenação de cálculo, usando ao máximo um jogo posicional, o poderio combinado do seu exército. Ao final - após ter seu prazo de cálculo esgotado no terrível relógio enxadrístico, já que tínhamos 20 minutos para refletir na obra de arte; ao me cumprimentar pela vitória, educadamente, como sempre, comentou lance a lance a partida, além de me falar da restrição que lhe apliquei ao alcance do bispo de c1 e a torre de a1, ambas as peças ficaram sem muita ação, obrigando-o a pensar muito para tentar ativá-las, com isto, a lenda viva o nosso xadrez brasileiro - DR.LOURENÇO JOÃO CORDIOLI - reconheceu a vitoria das pretas. Ele - foi constantemente cumprimentado - por tudo que já fez e continua fazendo pelo enxadrismo nacional, promovendo a vinda ao Brasil das maiores mentes do xadrez mundial, recebendo-as até em sua residência, ao lado da sua saudosa esposa - EWALDA RIBEIRO CORDIOLI - que faleceu aos 93 anos, exímia enxadrista que no 1957 - foi vice NO II INTERZONAL DA FIDE.
Parabéns às diretorias da CAASP E OAB - que à premiação final, chamou O LENDÁRIO DR.LOURENÇO JOÃO CORDIOLI E PRESTOU UMA INESQUECÍVEL HOMENAGEM - LEVANDO SEU FILHO - O ADVOGADO-ENXADRISTA - JAIRO RIBEIRO CORDIOLI - A UM EMOCIONANTE DISCURSO, NARRANDO PASSAGENS SINGULARES DO LIVRO 70 ANOS DE XADREZ, uma relíquia que foi adquirida pela maior parte da mais de meia centena de advogados-enxadristas que esteve nesta festa de confraternização dos profissionais do direito do Estado de São Paulo, mas que, neste sábado, contava com a presença de colegas de vários outros estados do Brasil que vieram presenciar esta já famosa e fraterna reunião que vem se tornando agradável tradição!
saberladino.blogspot.com - interagindo por aqui com sapientes mentes que entendem que "TODA HOMENAGEM SE TORNA AINDA MAIS APRECIADA QUANDO SE PODE CONTAR COM A PRESENÇA SAUDÁVEL DO HOMENAGEADO!" Nossos cumprimentos ao sapiente tesoureiro - Dr. Célio Bittencourt - que teve a iniciativa - neste sábado - dia 11 de maio de 2013 - de prestar admirável homenagem àquele que - como advogado-enxadrista e, politicamente, além de ser um dos fundadores da FPX, foi um dos idealistas do livro de ouro que nos brindou com os quatro andares, no centro de São Paulo, do histórico CLUBE DE XADREZ SÃO PAULO - O LENDÁRIO DR.LOURENÇO JOÃO CORDIOLI - advogado-enxadrista - que, hoje reside na bela VERANÓPOLIS/ RS - mas que ainda advoga em São Paulo - via internet - emitindo pareceres valorosos.
Aqui deixamos nosso registro e nosso testemunho pelo bem, comprovadamente, que a prática, muito ativa do JOGO DE XADREZ - ESTE FASCINANTE PASSATEMPO DAS GRANDES MENTES DO MUNDO E NA IDADE MÉDIA - ERA DOS REIS, JÁ QUE PARA ESTE OBJETIVO QUE FORA INVENTADO, SEGUNDO UMA DAS MAIS LINDAS LENDAS... "SIM - NESTA PARTIDA DE SÁBADO - ONDE TIVEMOS PELA FRENTE A LENDA VIVA DO ENXADRISMO BRASILEIRO - PUDE SENTIR A MARAVILHA QUE O XADREZ OFERECE À MENTE!" POIS - O DR.CORDIOLI - NOS SEUS 97 ANOS DE IDADE - OFERECEU-ME, COMO ATIVO OPONENTE, NOS QUASE QUARENTA MINUTOS DE FASCINANTE DISPUTA NO UNIVERSO DE COMBINAÇÕES DE UMA PARTIDA BEM CONDUZIDA - INESQUECÍVEIS MOMENTOS... MORMENTE PELA CAPACIDADE DE ANÁLISE - A QUAL MUITA GENTE QUE ESTAVA AO NOSSO LADO, COM CERTEZA, CONSTATOU QUANDO ELE, APÓS ME CUMPRIMENTAR PELA VITÓRIA, TECEU ÓTIMOS COMENTÁRIOS À LUTA NO IMENSO UNIVERSO DAS SESSENTA E QUATRO CASAS DO TABULEIRO DE XADREZ, PROVOCANDO ADMIRAÇÃO E APLAUSOS. AGORA, TIVEMOS CONHECIMENTO, POSTERIORMENTE, QUE AO TERMINAR NOSSA PARTIDA - NA MESA QUATRO - POR HOMENAGEM DA DIREÇÃO DO TORNEIO - ELE CONTINUOU NA MESMA MESA, SÓ TROCANDO O NÚMERO, MAS ENFRENTANDO BONS ENXADRISTAS E, APÓS A OBRA DE ARTE, MESMO ENTRANDO NO RELÂMPAGO, ANALISAVA, COM O OPONENTE, AS MELHORES SEQUÊNCIAS POSSÍVEIS DE LINHA DE JOGO! SINCERAMENTE, ALGO FENOMENAL À SUA IDADE CRONOLÓGICA. SÓ MESMO O GRANDE MESTRE MIGUEL NAJDORF QUE NOS SEUS QUASE CEM ANOS, TAMBÉM, VIAJAVA O MUNDO JOGANDO E DANDO PALESTRAS ENXADRÍSTICAS. SEM SE FALAR - RECENTEMENTE - NO JORI DE CARAGUÁ - VI UMA ENXADRISTA DE 98 ANOS - POETISA DA VIDA - QUE JOGAVA UM XADREZ QUE IMPRESSIONAVA OS PRESENTES QUE - AO SER ENTREVISTADA PELA MEDALHA DE OURO - JAMILE M.ANDRÉ BUENO - CHEGOU A OFERECER UM DESAFIO E QUE O LOCAL PODERIA SER POÇOS DE CALDAS, REGIÃO QUE LHE TRAZIA IMENSA RECORDAÇÃO, JÁ QUE TODA SUA HISTÓRIA DE FAZENDAS DE CAFÉ E OUTRAS LEMBRANÇAS ERAM DE ONDE COMEÇAVAM AS ALTEROSAS, IMAGENS QUE A ELEGANTE ENXADRISTA AINDA CULTIVAVA NA MENTE, APÓS DEZENAS DE ANOS, DA AURORA DA SUA INFÂNCIA QUERIDA DE UMA FAZENDA ENTRE ÁGUAS DA PRATA E POÇOS DE CALDAS. ESTA SENHORA - SEGUNDO ME CONTOU SUA TREINADORA E ACOMPANHANTE, MANTINHA TODO O ESTUDO DOS SEUS FILHOS E OBRIGAVA OS FILHOS DA TREINADORA, ATRAVÉS DE MESADA, O APRENDIZADO DO FASCINANTE JOGO DE XADREZ. SINCERAMENTE, COM OS ACONTECIMENTOS DE SÁBADO - DO VII TORNEIO XADREZ OAB/CAASP - E OUTROS TANTOS QUE CONSTATAMOS POR ONDE ANDAMOS - QUE NOS INCENTIVA A CONTINUARMOS NESTA AGRADÁVEL META DE DIVULGAÇÃO DESTE FASCINANTE JOGO, O DE XADREZ!
Odinovaldo Dino Bueno compartilhou um vídeo. CLIQUE E VEJA...
Pequena filmagem que narra o momento que o comunicativo tesoureiro da CAASP - Dr.Célio Bittencourt - ao nos entregar, pela quinta vez, o troféu de melhor competidor máster do VII TORNEIO DE XADREZ OAB/CAASP - nós que ficamos em sétimo no geral - recebemos dele, ao lado do árbitro geral - Cassius Alexandre - palavras incentivadoras sobre nossa dedicação ao enxadrismo e o realce da nossa luta em prol deste fascinante passatempo - O JOGO DE XADREZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário