terça-feira, 9 de outubro de 2012

FOTOS DO GMs MECKING E ZUNINGA NO VI TORNEIO OAB/CAASP E DA DECISÃO DO TÍTULO, ONDE FOI CAMPEÃO INVICTO DANILO EPITÁCIO NEVES E VICE - CLEBER HOLLANDA - MESAS UM E DOIS NA FOTO AO FINAL DO TEXTO...


Segunda-Feira, 10 de Setembro de 2012

MEQUINHO, ÍDOLO BRASILEIRO, E JULIO ZUNINGA, CAMPEÃO SUL-AMERICANO, PRESTIGIAM 6O TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ

MEQUINHO, ÍDOLO BRASILEIRO, E JULIO ZUNINGA, CAMPEÃO SUL-AMERICANO, PRESTIGIAM 6o TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ








A cidade de Campinas foi palco do 6º Torneio OAB/CAASP de Xadrez, que aconteceu de 7 a 9 de setembro, organizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo em parceria com a Liga Campineira de Xadrez.O evento foi prestigiado por dois ídolos internacionais do esporte: o brasileiro Henrique Costa Mecking - o Mequinho - e o peruano Julio Granda Zuninga, atual campeão sul-americano.

O 6º Torneio OAB/CAASP de Xadrez foi disputado na modalidade rápida, em que cada jogador dispõe de 30 minutos em cada partida para realizar suas jogadas. “Fiquei perto de ser campeão algumas vezes. Acho que os colegas facilitaram um pouco para eu conseguir o título”, brincou o campeão Danilo Epitácio Neves Rosa. “Acho que o que me ajudou a ganhar foi conhecer o nível técnico dos meus adversários, assim pude me preparar melhor para cada partida e alcançar essa vitória”, afirmou Rosa, que participara de edições anteriores, tendo ficado em quarto ligar.

O experiente Cleber Moreira de Holanda, ranqueado pela Federal Internacional de Xadrez e por duas vezes campeão do Torneio OAB/CAASP, desta vez ficou em segundo lugar.  “Do inicio ao fim a disputa foi muito acirrada. Sofremos a tensão por causa do tempo, assim como na profissão somos pressionados pelos prazos”, comparou Holanda.

“O fator tempo é decisivo. O advogado pode demorar cinco minutos para fazer uma jogada e perder um tempo valioso, mas essa jogada pode ser decisiva para a partida. Vemos muito disso aqui”, afirmou Cássius Alexandre, árbitro credenciado pela Federação Internacional de Xadrez e coordenador dos eventos da CAASP.

Entre as mulheres, o melhor desempenho foi o da pequena Ana Luiza Ferreira, cujo pai é advogado. Aos 11 anos, ela é ranqueada entre as 10 melhores enxadristas do Brasil na categoria sub-12. “É muito legal poder jogar com os adultos, é diferente, interessante e desafiador”, destacou a jogadora mirim, que não escondeu o orgulho: “Gostei muito de ganhar”.

Entre os veteranos, o campeão foi Edson Viana Franco. Ele ficou surpreso ao saber que a premiação seria feita por antigo adversário seu, que se tornaria o maior ídolo brasileiro do xadrez. “É uma satisfação poder estar aqui e encontrar mestres do xadrez, como o Mequinho, contra quem há quarenta anos tive a chance de jogar uma partida, perder e sentir a diferença entre um mestre e um simples jogador. Acho que a CAASP conseguiu uma grande realização com a participação desses mestres”, destacou Franco.

Mequinho e Zuninga - Convidado especial do 6º Torneio de Xadrez OAB/CAASP, o maior jogador da história do xadrez brasileiro, Henrique Costa Mecking, chegou a ser um dos três maiores enxadristas do mundo em 1977. “Essa interação da advocacia com o xadrez é muito boa. Quem joga xadrez aprende a decidir por si próprio. O xadrez influi favoravelmente em todas as pessoas por agregar esporte, arte, cultura e ciência”.

Outro convidado ilustre foi o atual campeão sul-americano de xadrez, o peruano Julio Granda Zuninga.  “Estou muito feliz de estar aqui. Temos que incentivar sempre eventos dessa natureza”, afirmou.

Segundo o vice-presidente da Liga Campineira de Xadrez, Carlos Eduardo Araújo, a entidade foi atraída pelo sucesso das edições anterior do torneio dos advogados. “Percebemos que os campeonatos de xadrez organizados pela CAASP eram grandiosos e isso nos chamou a atenção. Para concretizar esta competição, firmamos parceria com a Prefeitura de Campinas, que nos liberou recursos para garantir a estrutura necessária”, explica Araújo. “Já estamos pensando em novos eventos com parceria da CAASP”, antecipa. Os participantes do 6º Torneio OAB/CAASP de Xadrez ficaram hospedados no Hotel Dann In Cambuí, com as despesas de hospedagem pagas pela Liga.

“Este 6º Torneio OAB/CAASP de Xadrez teve diversas peculiaridades. Em princípio, a parceria com a Liga Campineira de Xadrez, que patrocinou este evento desde o começo. E, na grande final, a presença do ídolo de todos nós brasileiros, Mequinho, e a participação do campeão sul-americano Júlio Zuninga. Foi um evento muito bonito”, observou o diretor Esportes e Lazer da CAASP, Célio Luiz Bitencourt.

A sétima edição do Torneio OAB/CAASP de Xadrez acontece em Ribeirão Preto, no dia 6 de outubro.

Classificação geral do 6º Torneio OAB/CAASP de Xadrez

1º Danilo Epitácio Neves Rosa

2º Cleber Moreira de Holanda

3º Alexandre Vieira Letizio

4º Edson Viana Franco Silveira

5 º Luiz Carlos Rodrigues

6º André Albuquerque Magalhães

7º Rubens Massami Kurita

8º Giuliano Guerreiro

9º Odinovaldo Bueno Dino

10º Júnior Ermélio Leiteiro
NA FOTO - MESAs um e dois - EM DISPUTA OS PRIMEIROS LUGARES - DANILO (que foi campeão invicto) E ODINOVALDO Dino Bueno - na outra foto - GIULIANO GUERREIRO E CLEBER HOOLANDA (vice)
MEQUINHO, ÍDOLO BRASILEIRO, E JULIO ZUNINGA, CAMPEÃO SUL-AMERICANO, PRESTIGIAM 6o TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ
MEQUINHO, ÍDOLO BRASILEIRO, E JULIO ZUNINGA, CAMPEÃO SUL-AMERICANO, PRESTIGIAM 6o TORNEIO OAB/CAASP DE XADREZ

Nenhum comentário: