Foto: Gianni D’Angelo
Aluno de Caraguá recebe medalha de ouro da Presidente da República
Ler jornais e gibis e jogar no computador. Estas são algumas das atividades prediletas de Gabriel Casarini, 12 anos, aluno do 8º ano da Emef Profª Maria Moraes de Oliveira, Jardim Gaivotas, medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática de 2011.
Na ultima segunda-feira (27), o garoto recebeu a medalha de ouro, da presidente Dilma Rousseff. Durante a cerimônia de premiação, realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze para estudantes de escolas públicas de todo o país.
Entusiasmado, Gabriel conta que seu objetivo agora é se preparar para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (UBMEP) 2012, na qual, espera conquistar novas vitórias.
 “O que mais gostei na viagem foi ficar hospedado em um hotel cinco estrelas, conhecer a presidente do Brasil e saber que tudo foi uma conquista minha”, disse o garoto.
Além da matemática, o estudante também gosta de língua portuguesa e ciências. Sempre teve facilidades para aprender e resolver os exercícios. “Depois que entendo o conteúdo, faço qualquer atividade”, afirmou.
Parabenizado pelos professores e colegas da escola, Gabriel agora é conhecido como o menino da matemática.
O medalhista também já está incluído no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que garante um ano de bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso acontece uma vez por mês e, a cada final de aula, os alunos realizam uma prova, para avaliar o que foi aprendido.
Gabriel disputou a medalha com cerca de 18,7 milhões de participantes de todo o país. E em junho, esteve na premiação simbólica que aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Assessoria de Comunicação Social - 28/08/2012