segunda-feira, 9 de julho de 2012

TORRE NA SÉTIMA: QUAL A MELHOR SEQUÊNCIA ÀS PRETAS...


Caros colegas,
O diagrama abaixo nos traz um exercício destinado ao nosso treinamento.
Vamos tentar resolvê-lo?
 
 
FEN : r5k1/1p1b1ppp/8/1Pnp1P2/1p1N4/8/r1P1R1PP/1NKR4 b
As pretas jogam.
Tema tático: Torre na sétima
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com.br/
 
Esta é uma partida característica de roques feitos em alas opostas do tabuleiro e onde um dos jogadores conseguiu desenvolver melhor as suas peças.
Notem que as brancas optaram pelo roque na ala da Dama (roque maior), enquanto que as pretas escolheram o roque executado na ala do Rei (roque menor).
Olhando com atenção para o diagrama, percebemos, nitidamente, que as pretas foram mais felizes quanto ao desenvolvimento de suas peças.
A estrutura de Peões defensivos das brancas já foi destruído (falta do Peões em a2 e b2), um dos Cavalos brancos está demasiadamente recuado (b1) e as Torres estão sem comunicação entre elas (d1 e e2).
Por seu lado, e contrapondo a situação caótica das brancas, as peças pretas estão com suas duas Torres alinhadas na coluna a, exercendo uma forte pressão por este caminho, além de possuírem um Peão em posição bastante ofensiva (b4) e o seu Cavalo prestes a atacar, também, o Rei preto (através de b3 ou d3).
A iniciativa de jogar é das pretas e o exercício nos pede que indiquemos qual seria o caminho mais rápido e objetivo para elas chegarem à vitória nesta partida.
Caso você fosse o jogador de pretas nesta partida, o que faria neste momento?
Depois confira sua resposta, olhando nossa solução no blog.
O endereço está alí em cima.
 

Nenhum comentário: