sábado, 5 de maio de 2012

VARGINHA E SEU BOM XADREZ. LEMBRAMOS A ARTE DO AMIGO TADEU QUE, NUMA SIMULTÂNEA DO MESTRE MARTINEZ, COMO PROGRAMADOR DA CEF, APLICOU NO MESTRE SUA PRÓPRIA LINHA, USADA PELO MESTRE ARGENTINO NOS JOGOS, EM 1991, EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA... (coisas do milenar xadrez... Tadeu Carvalho Pinto residente - atualmente - na bela Poços de Caldas)


Na aula de hoje vamos falar sobre o meio-jogo, ou seja, a fase em que os contendores após desenvolverem suas peças para casas estratégicas irão buscar a melhor forma de obterem uma vantagem material e/ou posicional e consequentemente atingirem o objetivo do jogo que é o xeque mate.
O meio-jogo é a fase da partida onde as peças em sua maioria já alcançaram o seu melhor desenvolvimento, dependendo, todavia, em como foi conduzida a abertura ou defesa escolhida por cada enxadrista. Por esta razão, o estudo da teoria das aberturas e defesas deve estar em harmonia com a preparação de planos estratégicos que resultam em um meio-jogo esperado.
O meio-jogo também é a fase na qual a maioria das combinações pode acontecer. Combinações de meio-jogo estão frequentemente conectadas com o ataque ao rei oponente; alguns padrões típicos possuem seus próprios nomes, por exemplo, Mate de Boden ou Combinação Lasker-Bauer.
Outra importante questão do meio-jogo é quando e como reduzir o material disponível e entrar na fase final da partida (esta redução de material é denominada de simplificação). Por exemplo, pequenas vantagens materiais podem ser transformadas em vitória somente em um final de jogo bem conduzido e para isso, o lado com a pequena vantagem deve procurar um meio para efetuar a simplificação e obter um final favorável. Entretanto, nem todas as reduções de material são adequadas para este propósito, por exemplo, se um dos lados possui um bispo de casas claras e o oponente possui um de casas escuras, a simplificação para um final de bispos e peões é geralmente vantajosa para o lado mais fraco, uma vez que finais de bispos de cores opostas normalmente terminam em empate, mesmo com a vantagem de um ou dois peões.
Resumindo, os especialistas consideram o meio-jogo a fase mais importante da partida, isto porque é ele que irá definir o tipo de final a ser jogado e certamente aquele que conseguir melhor manejar suas peças nessa fase, com certeza entrará em um final mais confortável e fácil de conduzir à vitória. Não podendo desconsiderar a possibilidade da partida sequer chegar a um final, como nos casos que ocorrem os famosos golpes táticos levando á perdas materiais que não justificam continuar a partida.
 Importante lembrar os leitores que estaremos sempre à disposição de qualquer um que tenha dúvida sobre a aula da semana, bastando que envie um email para gmachado@netvga.com.br para esclarecimentos do tema abordado.
Em Varginha, o local de encontro dos enxadristas é o Clube Varginhense de Xadrez, que funciona na sede do VTC, abrindo diariamente da 19h às 22h.

ETA XADREZ BOM, UAI!!!  ( parabéns ao bom blog do MADEIRA - pelo importante apoio ao  milenar JOGO DE XADREZ - este fascinante passatempo e exercício da mente!)

xadrez mineiro - devagar e sempre - conquistando adeptos e dos bons!  Nossa recordação da boa equipe guaçuana de xadrez do final da década de setenta. Equipes de xadrez masculina e feminina que obtiveram sucessos e muita medalha de ouro trouxeram para Mogi Guaçu.  Nesta equipe - ambas tinham jovens de Minas - da família Caixeta Bornelli. Edda Veronezzi Caixeta Bornelli - que com 12 anos - 1m 1979, no XX CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO DE XADREZ - REALIZADO EM MOGI GUAÇU - onde fomos o árbitro geral -  Edda obteve, entre 3o melhores enxadristas do Brasil - o cobiçado sexto lugar  e, a Luciana Orrin Camassari, outra guaçuana, nossa aluna da famosa escolinha municipal de xadrez - o honroso décimo lugar. Sendo que em 1980, as guaçuanas Edda Bonrelli e Luciana O.Camassari foram as representantes do Estado de São Paulo - no vigésimo primeiro - em Santa Catarina. 
David Caixeta Bornelli - outro jovem mineiro - nosso discípulo na escola de xadrez em Mogi Guaçu - na década de setenta - também foi primeiro tabuleiro de uma das melhores equipes de xadrez do Estado nos anos 78, 79, 80 e 1981 - este último ano que,  na final dos Jogos regionais - no xadrez absoluto - Mogi Guaçu venceu as melhores equipes da região de Campinas e Piracicaba, trazendo para Mogi Guaçu - dos JOGOS REGIONAIS DE 81 - EM SUMARÉ - O TÍTULO E MEDALHAS DE OURO DO XADREZ ABSOLUTO DOS JOGOS, LÁUREA JAMAIS OBTIDA POR UMA CIDADE!  TROFÉUS,  ESTES, QUE FAZEM PARTE DOS ANAIS ESPORTIVOS DA EX-CAPITAL CERÂMICA DO BRASIL!   QUEM QUISER REVÊ-LOS SÓ VISITAR O MUSEU ESPORTIVO GUAÇUANO.
saberladino.blogspot.com ... interagindo com pessoas que sabem que SE TODOS FIZEREM BEM SUA PARTE - COM CERTEZA - O TODO SERÁ VENCEDOR!   Faça sua parte!   E, se sobrar tempo, dê uma mãozinha para quem estiver ao seu lado, com certeza, terá muita história para CONTAR!!!

Nenhum comentário: