domingo, 28 de agosto de 2011

DO BLOG DO ISRAEL KRUGER: XADREZ E AS DEMAIS ARTES...

O Poeta Morreu!!

Caros,


O que o xadrez tem em comum com o arte, musica, e poesia?
O forte enxadrista e medico, Siegbert Tarrasch, nascido no final do seculo 19, vindo a falecer em 1934, conceituou o xadrez da seguinte forma:
"Chess, like love, like music, has the power to make men happy" ou num bom português, "o Xadrez, assim como o amor e a musica, tem o poder de fazer os homens felizes." (Tarrasch)
Me atrevo a incluir nesta frase, arte e literatura!! Tendo usado este blog para divulgar a arte em geral, e com a literatura na podia ser diferente.
O blog chegando a incrível numero de vistas de 50 mil, quero compartilhar com os visitantes a obra de um
poeta gaúcho. Diorgi Giacomolli (na foto), formado em letras/Inglês, professor, tradutor e interprete da língua inglesa, ele também é um ótimo enxadrista. Na época de juvenil chegou a participar ativamente de torneios de xadrez no rio grande do sul, sendo campeão estadual gaúcho por equipes, em camaquã, na equipe estava Vitor Ferreira.
No seu blog, saindo da inatividade, sacudindo a poeira, publicou hoje uma poesia novinha.


Não deixem de curtir o seu blog "O poeta Morreu!!"


Diorgi Giacomolli


Pra finalizar gostaria de deixar a frase completa de Tarrasch diz: “O xadrez é uma forma de produtividade intelectual, e nisso reside seu encanto peculiar (característico). A produtividade intelectual é uma das maiores alegrias – se não a maior – da existência humana. Nem todas as pessoas podem escrever uma obra, ou construir uma ponte, ou mesmo contar uma boa piada. Porém no xadrez qualquer um pode, e deve, ser intelectualmente produtivo, partilhando assim de seu particular encanto.Sempre tive um delicado sentimento de piedade pelo Homem que não conhece o xadrez, da mesma forma como sinto piedade por quem permaneceu ignorante do amor. O xadrez, como o amor, como a música, tem o poder de tornar os Homens felizes”.

Saudações enxadrísticas!!
IK

Um comentário:

Diorgi Giacomolli disse...

Nossa, valeu pelo apoio!

Fico honrado de ver minha poesia a passear por aí, esta que não é minha, mas de todos, então eis que sou um dela um peão, bem como o resto de nós, no tabuleiro dos bispos tão sós...

Bem, parabéns pelo site! Já sou seguidor!

E aguarde para ver os poemas sobre xadrez! :)

Um abraço,
sucesso!