quarta-feira, 27 de julho de 2011

XADREZ - EXERCITE A ARTE DE DAR MATE EM DOIS LANCES...

Dedicado enxadrista, que nos manda comentários, ficamos felizes pela apreciação e a solução dos diagramas. Já que várias dessas posições acontecem no fascinante mundo enxadrístico. E o discípulo da nossa arte de pensar para depois agir, verificará o crescimento do seu nível ao exercitá-lo à prática. Pois com o conhecimento obtido através das posições aqui demonstradas, com certeza, pela vasta experiência que temos no trabalho didático no ensinamento do xadrez, vc terá tudo para ser exímio praticante da nobre arte de pensar...
Aproveitamos para agradecer ao enxadrista Marcos Natal - veja seu blog (xadrezdomeujeito) - pela ótima matéria que nos envia!


Nos três diagramas abaixo existem posições de mate em dois lances.
Vamos mostrar esses mates?
Diagrama 1:
FEN : r2k1b1r/pp3ppp/ 8/1BBp1nq1/ 8/6P1/PP3P1P/ 2R1R1K1 w
As brancas jogam e dão mate em dois lances.
Note que as duas Torres brancas dominam importantes colunas (c e e) e trabalham em conjunto com os Bispos brancos que dominam as diagonais a3-f8 e a4-e8.
Enquanto isso as pretas estão com seu Rei sem o roque, colocado no centro do tabuleiro e sem peças de defesa para auxiliá-lo.
Diagrama 2:
FEN : r1bq3r/pp1nk2p/ n1pNpp2/3pP1p1/ 3P1N1Q/3B4/ PPP2PPP/R3K2R w
As brancas jogam e dão mate em dois lances.
Os dois Cavalos brancos estão estratégicamente muito bem colocados, enquanto que a Dama e o Bispo brancos pressionam o Peão preto de h7.
As pretas não realizaram o roque, avançaram seus Peões de defesa na ala do Rei e têm o desenvolvimento de suas peças bem atrasado (Bispo e Dama ainda em suas casas originais).
Diagrama 3:
FEN : r1bk1bnr/3npppp/ pp6/B2N4/ 2pN4/8/PP2PPPP/ R3KB1R w
As brancas jogam e dão mate em dois lances.
O interessante nesta posição é que, apesar da coluna d estar totalmente aberta, as brancas não colocaram sua Torre para dominá-la. Entretanto desenvolveram muito bem seus dois Cavalos e seu Bispo, aproveitando que as pretas se preocuparam apenas em avançar sua ala da Dama, esquecendo a ala do Rei, deixando seu monarca sem espaço de fuga.
Soluções:
Para o diagrama 1:
[ 1.Bb6+,axb6 ; 2.Re8++ ]
Para o diagrama 2:
[ 1.Qxh7+,Rxh7 ; 2.Ng6++ ]
Para o diagrama 3:
[ 1.Nc6+,Ke8 ; 2.Nc7++ ]

Nenhum comentário: