sexta-feira, 24 de junho de 2011

XADREZ - SUA FASCINANTE BELEZA: O SACRIFÍCIO, COM MAESTRIA, DO BISPO PRETO...

[problemasdexadrez] Quatro temas
...
De:
Marcos Natal
...
Exibir contato
Para:problemasdexadrez@yahoogrupos.com.br

Caros colegas,
Segue um novo exercício:
FEN : 3r2k1/1q3ppp/p1b2n2/8/1P6/PQ3P1B/6PP/R1B4K b
Jogam as pretas.
Temas táticos: Rei sem respiração, Desvio de atenção, Ataque duplo e Atração
Nível de dificuldade: Médio
Produção: Oficina de Xadrez do blog http://xadrezdomeujeito.blogspot.com/
Este exercício vai nos mostrar quatro temas táticos que aparecem constantemente em partidas disputadas entre jogadores iniciantes e médios.
O primeiro desses temas é o chamado "Rei sem respiração", que já pode ser observado na própria posição mostrada pelo diagrama.
Vejam como o Rei branco se encontra encurralado no canto de sua ala do tabuleiro, escondido atrás de sua linha de Peões defensivos, mas sem nenhuma casa de fuga disponível, em caso de um ataque preto feito através da primeira linha horizontal.
É justamente esta debilidade defensiva das brancas que as pretas irão procurar explorar para conseguir superioridade na partida.
Mas, como será que as pretas conseguem fazer isso?
Vejamos:
1._____,Ba4 para a maioria dos jogadores iniciantes, este lance parece ser uma tremenda capivarada das pretas, não é verdade?
Mas não é não! Trata-se do que chamamos, no xadrez, do tema tático "Desvio de atenção". Vocês notaram que a Dama é a única peça branca que protege o Rei preto de levar um mate já no primeiro lance das pretas? Se não fosse pela Dama, as pretas jogariam, de imediato, o 1._____,Rd1++. As pretas querem tirar, portanto, a influência da Dama branca da diagonal d1-a4 para liberarem a casa d1 para a entrada de sua Torre.
2.Qxa4 as brancas caíram na armadilha preparada pelas pretas.
2._____,Qb5 Neste lance aparece o terceiro tema tático do exercício: o ataque duplo. Vejam como, ao mesmo tempo que a Dama preta ameaça capturar a Dama branca, agora em a4, também ameaça se deslocar para a casa f1, dando mate ao Rei branco. A segunda opção das pretas, em caso da Dama branca capturar a sua Dama em b5, seria movimentar a Torre de d8 para d1, dando mate da mesma forma.
3.Be3 na dúvida entre perder sua Dama ou levar mate imediato, as brancas escolheram a primeira opção e, assim, continurem vivas na partida.
3._____,Qxa4 a já esperada captura da Dama branca.
4.Rg1 tentar blindar o Rei branco.
4._____,Rd1 aquí aparece o quarto e último tema tático do exercício. É a atração, onde a Torre preta tenta atrair a Torre branca para uma armadilha, ou seja, se 5.Rxd1,Qxd1++
5.g3,Rxg1+
6.Bxg1,Qxa3
E as brancas abandonam a partida, já que o final é totalmente favorável para as pretas.

Nenhum comentário: