quarta-feira, 8 de junho de 2011

MANDATO OU MANDADO - ERRO BEM COMUM, CONFUSÃO QUE DEVE SER ESCLARECIDA...

Mandato ou mandado: qual a diferença? (publicado do blog do amigo Buriti Filho "NOTICIA VARIADA: clique e tenha boas informações...)

Mandato ou mandado: qual a diferença?
George Braz Carneiro
Ambas as palavras possuem a mesma origem, provenientes do latim mandatum, do verbo mandare. No entanto, "mandato" significa conferir poderes, dotar de direito de ordenar ou de mandar. Já "mandado" refere-se ao próprio mando ou ordem em si.
"Mandato", em Direito Civil, representa um contrato pelo qual uma pessoa, denominada mandante, confere poderes à outra (procurador ou mandatário) para agir em seu nome, praticando atos conforme os interesses do mandante. O referido termo não se confunde com o "mandato eletivo", utilizado para designar o lapso temporal, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada, no qual alguém ocupa cargo ou função pública. O "mandato" também não se confunde com a procuração, pois esta é mero instrumento do contrato de "mandato" e deverá ser sempre escrita, outorgada pelo mandante, fazendo prova da relação jurídica estabelecida e externalizando seu conteúdo.
Com relação à procuração, é importante ressaltar que o servidor público é proibido de atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro, conforme a redação do artigo 117, inciso XI, da lei 8.112/90. A penalidade a ser aplicada na hipótese de violação de tal norma é a demissão do servidor público, de acordo com o artigo 132, inciso XIII, da mesma lei.
O termo "mandado", por sua vez, refere-se à ordem proveniente de autoridade pública (judicial ou administrativa), pelo qual ordena-se que sejam cumpridas as diligências presentes em seu texto. Quando um juiz expede um mandado de segurança, por exemplo, este deverá ser cumprido pela autoridade ordenada, denominada autoridade coatora.

Nenhum comentário: