sábado, 7 de maio de 2011

TÊNIS BRASILEIRO, APÓS GUGA, VOLTA A SER DESTAQUE...

Thomaz Bellucci é a grande supresa da semana no tênis

Brasileiro derrotou dois top 10 e enfrenta o invicto Djokovic por final em Madri

Davi Correia Vieira
Bellucci comemora: segundo título da carreira do tenista brasileiro

Bellucci comemora: segundo título da carreira do tenista brasileiro (AFP)

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci alcançou pela primeira vez em sua carreira a semifinal de um torneio da Maters 1000. A série de nove torneios (Cincinatti, Indian Wells, Roma, Monte Carlo, Paris, Madri, Miami , Montreal e Xangai) premia seu vencedor com 1.000 pontos no ranking mundial do esporte - há maior pontuação apenas para os quatro torneios do Grand Slam (Australia Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open) .

Neste sábado, Bellucci enfrenta o sérvio Novak Djokovic, número dois do mundo, por uma vaga na final em Madri. O desafio é enorme. Os especialistas apostam no adversário, dono de retrospecto de 30 vitórias e nenhuma derrota em 2011.

A campanha do tenista de 23 anos em Madri o credencia a sonhar. Durante a semana, ele derrotou dois tenistas entre os dez primeiros do ranking: o britânico Andy Murray, quarto da lista, e o checo Tomas Berdych, o sétimo. O resultado fica ainda mais representativo quando a outra vaga na final vai ser disputada entre o espanhol Rafael Nadal, melhor do mundo, e seu arquirrival, o suíço Roger Federar, atualmente na 3ª posição.

Carreira - Bellucci é apenas o 36º da lista e não foi relacionado como cabeça-de-chave, o que em geral permite aos jogadores enfrentar adversários mais fracos. A melhor posição de sua carreira como profissional, iniciada em 2005, foi o 21º lugar, em julho de 2010. A conquista veio após uma série de bons resultados: quarta rodada de Roland Garros, terceira rodada em Wimbledon, quartas de final no Torneio de Hamburgo.

Jamais um outro tenista brasileiro ficou tão bem colocado na relação dos melhores do mundo desde Gustavo Kuerten, que encerrou a carreira em 2008.

Caso surpreenda os favoritos, os 1.000 pontos que vêm junto com troféu podem colocá-lo entre os top 20. Por enquanto, ele já garantiu 360 pontos, o que deve levá-lo de volta para um ranking próximo de sua melhor colocação.

Bellucci faturou 1,6 milhão de dólares na carreira - 204 000 em 2011. São três títulos: em Costa do Sauípe, no Aberto do Brasil; em Gstaad (Suíça) e Santiago (Chile). Todos na superfície lenta do saibro, seu piso favorito.

Com o objetivo de aperfeiçoar seu jogo, o tenista trocou de treinador. Em dezembro de 2010, o técnico Larri Passos, o mesmo que levou Gustavo Kuerten ao auge, substituiu João Zwetsch, responsável pelo treinamento de Bellucci desde que era ele juvenil.
Larri não gosta de fazer comparações. Não confronta as trajetórias de Guga e Bellucci. Mas diz que seu novo pupilo tem grandes chances de conseguir títulos importantes. O foco principal de 2011 está nas duas semanas entre 22 de maio e 6 de junho, quando estará em disputa o título do grande torneio de saibro do circuito, o de Roland Garros.

Nenhum comentário: