terça-feira, 12 de abril de 2011

EDUARDO SAVERIN, INTELIGENTE BRASILEIRO, CO-FUNDADOR DO FACEBOOK...

Eduardo Saverin – A história do brasileiro Co-Fundador do Facebook…verídico.

Você conhece o brasileiro Eduardo Saverin?

Talvez você não saiba quem é esse rapaz, mas conhece muito bem a rede social que ele ajudou a criar.

O incrível que essa rede que ele criou, se fosse um país, hoje seria o 3º maior país do mundo…sabe de qual rede eu falo, sim você sabe FACEBOOK.

Esse rapaz nunca é lembrando quando falamos de Facebook, mas todos lembram somente do Mark Zuckerberg.

Recentemente, eu li o livro – Bilionários por Acaso, sobre a história do TheFacebook, que depois virou somente Facebook, livro essencial para os apaixonados por redes sociais, e conheci um pouco mais sobre o Eduardo.

A família do co-fundador do Facebook é milionária, e na década de 90 teve acesso a uma lista de possíveis seqüestráveis e descobriu que estavam presentes, logo foram embora para Miami.

O Eduardo estudou por lá e depois foi para Havard em 2003, a tradicional faculdade americana de 1700 e pouco.

A vida do rapaz mudou para sempre. Na universidade ralou muito para se tornar popular, para ingressar em grupos e conheceu um judeu, como ele, que se tornou seu amigo de cara – Mark.

Ambos eram tímidos, e sempre andaram juntos. O Mark era ainda mais bicho-grilo e ficava mais tempo na frente de um computador, do que de qualquer pessoa.

Naquela época, Eduardo fez fama na faculdade, pois conseguiu fazer 300 mil dólares, fazendo aplicações de risco na bolsa e isso abriu algumas portas na faculdade, para que o brasileiro pudesse participar de alguns grupos.

A quantidade de tempo que esses rapazes tímidos gastavam em bate-papos, dentro de alojamentos e na frente de computadores, revolucionária para sempre as redes sociais e a internet.

O Mark, com certeza era o gênio dos computadores, da programação e de tudo mais, isso ninguém contesta, mas o brasileiro era o cara bom de relacionamento, e bancou financeiramente todo o inicio do projeto.

Quando foi lançado o Face, em poucos momentos, muitas pessoas estavam usando, muito disso aconteceu pelos relacionamento e vínculos que o Eduardo tinha em Harvard.

O economista, foi o cara que nas folgas na faculdade, ia para Nova Iorque, para buscar patrocínios e investidores, lá fechou as primeiras verbas de investimento que o Facebook teve. Nesse período Mark, que não tinha um tostão, usava cheques e contas em nome do Eduardo, que financiava tudo de longe, pois Mark havia passado uma temporada na California…onde conheceu algumas pessoas que mudariam o rumo dessa história.

Nestes períodos de férias universitárias, o afastamento chegou, Mark isolava muito o Eduardo, não conseguiam mais dialogar, o Facebook ia ganhando fama, chegou o Sean Parker que era o fundador do Napster (rede de compartilhamento de músicas), que era super famoso no Vale do Silicio (região das melhores cabeças pensantes da informática) e que o Mark era fã.
Muito talentoso e articulado, Sean deu um jeitinho de começar a afastar o Eduardo, pois sabia que teria problema e se aproveitou para ficar perto do Mark, com segundas intenções claras. Era o momento que as coisas andavam bem e muitos advogados freqüentavam a “sede” do Face na California…o brasileiro um dia foi chamado para assinar documentos e então a casa tinha caído.

Sean, se tornou o primeiro presidente do Facebook e articulou diversos contatos, conseguindo fundos e investimento, a rede social bombou e o brasileiro, foi esquecido e saiu sem nada nas mãos, a casa já tinha sido armada a muito tempo.

Essa história me lembra a do 5º Beatle…pois é existiu um Stuart Sutcliffe, um baita amigo de John Lennon, que largou a banda, muito pouco tempo antes deles estourarem mundialmente e que não ficou conhecido. Esse cara morreu poucos anos depois, e não pode fazer parte da história da maior banda de todos os tempos.

O mesmo acontece com o co-fundador do Facebook….Eduardo Saverin…um ilustre desconhecido das redes sociais, onde tem uma presença timida, quase zero. Odeia dar entrevistas, vive escondido da mídia e poucos sabem do seu paradeiro.

Só que tem uma diferença entre os acontecimentos. O brasileiro, entrou na Justiça e conquistou algumas vitórias.

A primeira vitória – Incluir seu nome no estatuto do Facebook , como co-fundador.

Outra vitória, garantiu o sustento financeiro dele e de sua família, por muitas gerações…venceu um processo contra o Mark e hoje, Saverin detém 5% do Facebook, o que lhe credencia a integrar o posto de 356º homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 1,15 bilhão de dólares, segundo a Forbes. Zuckerberg, com 6,9 bilhões de dólares, é o 35º, à frente de poderosos da tecnologia como Steve Jobs (42º).

Mas, ele virou um anti-social, o avesso da comunidade e da rede social que ele pregava.

Um pouco da história dele, vocês podem conhecer no filme A Rede Social que entra em cartaz no Brasil em breve…o brasileiro que virou o 5º Beatle e será esquecido pela história da internet.

Um abraço – @reinaldocirilo

Fontes: Livro – Bilionários por Acaso

Site: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/eduardo-saverin-o-brasileiro-na-historia-do-facebook

Nenhum comentário: