domingo, 6 de fevereiro de 2011

NOSSO CONSELHO PARA SER ÓTIMO ENXADRISTA E ATÉ UM CAMPEÃO...

Nossos blogs - este e o saberladino.blogspot.com - que chegam ter acesso de dezenas de internautas das Américas do Norte, Central e do Sul; Europa e Oriente, deste último continente, as duas Córeias lideram os visitantes. Aqui do Brasil, no blog de xadrez, são centenas: pessoas que gostam de exercitar a mente e sabem que "QUEM ENSINA O QUE SABE, COM CERTEZA, ESTA SEMPRE APRENDENDO MAIS!" No quesito xadrez - usamos o metodo que formou vários campeões, inclusive dois brasileiros: Adolfo Henrique Fantinato - da cidade de M.Guaçu - que ainda adolescente - foi campeão brasileiro de xadrez pela união dos ceramistas de S.Paulo. No xadrez escolar - o campeão brasileiro - Rafael Hollanda Mantelato - de Mogi Mirim - obteve o título em 2006 - na cidade de Poços de Caldas - na idade de 17 anos. São garotos. que na feliz adolescência, passaram alguns minutos sobre o universo das sessenta e quatro casas do tabuleiro exercitanto a mente... GENTE QUE SABE QUE: A VIDA É DURA P'RA QUEM É MOLE!
O método é simples: com ajuda dos diagramas enviados pelo dedicado divulgador e incentivador enxadrístico - Marcos Natal - chamamos atenção para os finais. E àqueles que nos escrevem, passamos os melhores livros: mormente o BOBBY FISCHER ENSINA XADREZ - que apresenta as finalizações das partidas - parte que envolve o fascínio do milenar xadrez!
As noções elementares da abertura: tais como desenvolver os peões centrais e.logo, nos primeiros lances, colocar bem os cavalos e bispos e depois rocar, de preferência, o roque menor. No meio jogo, prepar bem o ataque
(ah - observe a quantidade de peças em jogo e veja se não há contra-sacrifício) para sair com vantagem ganhadora em todas as linhas do final. Nesta fase, onde os pequenos detalhes fazem a grande diferença, como em quase todas as fases, os movimentos na final, exigem cálculos exatos, com máximo de cuidado - analisando a oposição à distância, teoria do quadrado e atenção ao empate...(observando os peões que vão coroar... cores dos bispos que ficaram para o final da partida, etc... etc...) O enxadrista é um excelente observador dos mínimos detalhes. Portanto, cobre isso em cada confronto seu - observe as peças e seus raios de ação no enorme universo das sessenta e quadro casas do tabuleiro e, os anos da vida...(que passam de sessenta e quatro e muito... tudo depende de você - eis o fascínio do mundo...) O relógio que regula o tempo de lance a lance no xadrez, por analogia, deve ser semelhante AO RELÓGIO BIOLÓGICO. A diferença, neste último, você não tem o poder de vê os ponteiros e quando o tempo vai terminar... digo: sua setinha vermelha vai cair e as coroas, ... as de flôres, vão se enviadas!

Nenhum comentário: