quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Desvio de atenção - ótimo tema que nos foi enviado pelo grande incentivador - Marcos Natal.
Numa partida de xadrez - os detalhes são de suma importância: cuidado com a ganância!
O xadrez é uma lição de vida. Sua pratica é recomendada a todos que queiram desenvolver a estratégia, exercitar o raciocínio lógico, concetração e etc Portanto, observe o rico comentário do experiente colega e bom enxadrista Marcos Natal - que vem colaborando com a evolução do xadrez nacional, já faz alguns anos!
Quanto a solução do bom tema: esta no final da matéria; passe o cursor entre os colchetes e pratique essa relíquia...
Na posição mostrada pelo diagrama abaixo, são as pretas que jogam:
FEN : q5k1/4bppp/3pb3/1N2p3/4P1n1/3B1PQ1/2PB2PP/6K1 b
Pretas jogam.
Tema tático: Desvio de atenção
Nível de dificuldade: Médio
Nesta posição, apesar das pretas estarem com seu Cavalo de g4 ameaçado de captura pelo Peão branco de f3, elas possuem maiores possibilidades de movimentação de suas peças do que as brancas.
Na realidade, as brancas estão querendo expulsar este Cavalo preto de g4 para poderem desenvolver a única opção de ataque que têm em mãos, ou seja, o deslocamento do Bispo de casas escuras até h6, aproveitando que o Peão preto de g7 ficará cravado pela Dama branca.
Em contrapartida, as pretas têm boas alternativas de ataque à sua disposição, como um ataque pela retaguarda da defesa branca, deslocando sua Dama até a1; ou aproveitando a diagonal aberta g1-a7 (onde está posicionado o Rei branco); ou até mesmo estruturando um ataque ao Cavalo branco de b5, que se encontra meio "desgarrado" do grupo de peças brancas.
Um perigo que o Rei preto poderia correr, seria as brancas tentarem aproveitar seu posicionamento atrás de sua linha de Peões defensivos e sem casas de fuga à sua disposição. Porém, um ataque deste tipo somente seria possível ser feito pela Dama branca, que está, no posicionamento atual, atuando na ala do Rei e, portanto, sem chances de penetrar através da oitava linha do tabuleiro.
Se você fosse o jogador de pretas nesta partida, o que faria agora?
Recuaria seu Cavalo ameaçado de captura?
Investiria no ataque, utilizando a Dama via a1?
Faria outro lance diferente?
Neste caso, qual seria este lance?
Solução:
[ 1._____,Bg5 ; 2.fxg4,Bxd2 ; 3.Qf2,Bb4 ; 4.Qf1,Bxg4 ; 5.Kh1,Qc6 ; 6.Bc4,Be6 se 2.Bxg5,Qa1+ ; 3.Bf1,Bc4 ]

Nenhum comentário: